A commedia dell'arte é uma forma de teatro popular que aparece no século XV, na Itália, e se desenvolve posteriormente na França, permanecendo até o século XVIII, quando da reforma goldoniana do drama. Suas apresentações eram realizadas nas ruas e praças públicas.
Seus atores se apresentavam em locais públicos, sejam nas ruas ou praças. Os palcos eram improvisados e o esquema de apresentação estava baseado na improvisação e espontaneidade de seus atores. Por esse motivo ficou também conhecida pelo nome: “Commedia All'Improviso” (Comédia do Improviso).
A commedia dell'arte influenciou a “comédia Erudita” dos séculos XVI ao século XVIII. Sua teatralidade extrapola os limites das convenções de sua época, com figurinos coloridos, alegria e espontaneidade nas cenas, e ainda o domínio dos personagens por cada ator e atriz emprestar sua própria vida a arte.
O teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação que despertar sentimentos no público.
Em teatro, o termo italiano canovaccio (de canapa, 'cânhamo', através do francês canevas, 'tecido grosso') indica os elementos básicos da trama de uma peça, determinando, de maneira genérica, o seu desenvolvimento, sem entrar nos detalhes de cada cena.
Resposta. Resposta: É uma comédia improvisada!
Resposta: A Commédia Dell' Arte seguia o improviso. A partir de um roteiro, o canovaccio, os atores interpretavam seus personagens e contavam uma história, com muitos elementos de comédia e acrobacias. Surgiu na Itália, no século XV e se desenvolveu na França e foi sempre muito popular até o século XVIII.
Arlequim é um personagem que tem sua origem na commedia dell'arte italiana. Esse personagem cômico, uma espécie de bobo da corte, tem características que o identificam rapidamente: faz muitas trapalhadas e é malandro, fanfarrão e preguiçoso. Às vezes, é representado como ingênuo e gentil galanteador.
Qual personagem da Commedia Dell'arte é astuto, esfomeado e sempre está tramando para se dar bem? Briguela. Capitão.
O teatro começou a existir a partir do século XV em diante. O gênero teatro popular recebe este nome justamente porque atingia todas as camadas da sociedade. Mas antigamente era feito de maneira bem diferente. Tudo era na base do improviso, com cenas ao ar livre, nas ruas e em espaços públicos.
O conceito de teatro popular no Brasil surgiu no final da década de 1950 com a identificação de um público interessado em ver nos palcos as grandes questões nacionais e que resultou em duas vertentes: uma de cunho regionalista representada principalmente por Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto e outra de cunho ...
Muito em voga durante o século XX em todo o mundo ocidental, representado por grupos de atores pequeno-burgueses que tinham por ideal um teatro acessível ao povo e transformador da sociedade para uma sociedade popular e socialista. O teatro começou a existir a partir do século XV em diante. ...
Jerzy Grotowski
Grotowski foi o criador do “teatro pobre”, uma forma de levar às últimas consequências o trabalho psico-físico do ator, transformando-o numa espécie de sacerdote, que conduz a plateia num ritual com extrema economia de recursos cênicos, buscando um encontro verdadeiro entre o ator e o espectador.
Significa eliminar tudo que é desnecessário, deixando um ator ou atriz vunerável e sem qualquer artifício. Na Polônia, seus espetáculos eram representados num espaço pequeno, com as paredes pintadas de preto, com atores apenas com vestimentas simples, muitas das vezes toda em preto.
“Podemos então definir o teatro como o que ocorre entre o espectador e o ator. Todas as outras coisas são suplementares” (GROTOWSKI, 1971: 18). Ou, dito de forma mais sintética: “A essência do teatro é um encontro” (GROTOWSKI, 1971: 41).
Pode-se dizer que o processo colaborativo é um processo de criação que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores do espetáculo teatral. Isso significa que busca prescindir de qualquer hierarquia pré-estabelecida e que feudos e espaços exclusivos no processo de criação são eliminados.
Gêneros teatrais
O Teatro da Crueldade é o nome dado à teoria proposta pelo ator, diretor, poeta e teórico francês Antonin Artaud (1896-1948), surgida na década de 20, como uma maneira de fazer uma crítica à cultura do espetáculo e à própria forma que a sociedade ocidental enxergava o mundo.
O Teatro da Crueldade rejeita não somente as características do teatro tradicional, mas também, de modo geral, a racionalidade da sociedade ocidental, propondo as bases para um novo teatro e para uma nova maneira de apreensão do mundo, que remeta ao nível pré-verbal da psique humana.
Modalidade de teatro produzida em espaços exteriores ao edifício teatral, preferencialmente públicos, tais como ruas ou praças.
O teatro de rua surgiu no Brasil primeiramente como parte dos projetos do Centro Popular de Cultura (CPC), criado em 1961 com o objetivo de construir uma cultura nacional popular e democrática reunindo diversos artistas brasileiros.
O conceito de teatro épico diz respeito a um teatro didático que procura uma distanciação entre personagem e espectador para que este seja capaz de refletir e apreender a lição social proposta.
Podemos definir teatro de rua como um “Teatro que se produz em locais exteriores às construções tradicionais: rua, praça, mercado, metrô, universidade, etc.” (PAVIS, 1999, p. 385).
Teatro de rua é uma modalidade teatral em que as atrizes e os atores utilizam seu corpo e sua voz a serviço da construção estética no espaço aberto. ... Tais espaços se diferenciam dos locais fechados principalmente pela presença de um público que não foi convidado a ver o teatro, apenas o encontrou no seu cotidiano.
Grécia Antiga