8 deliciosos lanches pós-treino que ajudam a emagrecer
O que comer depois do treino à noite?
A banana é uma ótima opção de fornecimento rápido de energia. Ideal para ser consumido antes do treino, quando não há um período grande entre a refeição e a realização da atividade física. Além da grande quantidade de carboidratos de fácil digestão, a fruta ainda é rica em potássio e vitaminas B2 e B6.
Já faz algum tempo que a banana é um dos alimentos preferidos dos atletas. É verdade que a fruta contém uma boa quantidade de carboidratos, que ajudam a recuperar as reservas energéticas após o exercício. Também é rica em potássio, o que auxilia o bom desempenho muscular.
A banana nanica é a que tem mais açúcar (frutose), mas é a que tem também maior teor de fibras, já a banana maçã tem menos fibras e portanto prende mais o intestino, mas em relação aos benefícios para quem treina, não vai ter diferença.
Rica em potássio, vitaminas e minerais a banana é uma boa fonte de energia antes da prática de atividades físicas. Cereal rico em fibra, a aveia é uma ótima fonte de energia, ideal para equilibrar o açúcar do sangue. É uma boa sugestão para ser consumida antes dos treinos acompanhada de uma banana, por exemplo.
Conheça os 5 alimentos que dão energia para treinar
2. Durante o treino. Durante o treino, deve-se beber água, água de coco ou bebidas isotônicas, dependendo da intensidade e tipo de treino. Os líquidos que contêm sais minerais ajudam a controlar as reações químicas do corpo durante o exercício e mantêm o corpo hidratado.
“Normalmente, chá verde, gengibre, limão, guaraná e mate são termogênicos naturais. Eles não fazem milagre, mas ajudam na estimulação do organismo antes da prática de atividade física”, explica o especialista. Ingredientes como capim-limão, hortelã, carqueja, cavalinha e canela trazem benefícios quando misturados.