Uma delas já comentamos antes: colocar um recipiente com água (pode ser balde ou bacia) para repor a umidade perdida do ambiente. O ideal é deixar o recipiente perto dos ocupantes do cômodo, principalmente à noite. Funciona também ligar um aparelho umidificador no mesmo ambiente onde está instalado o ar-condicionado.
O posicionamento do aparelho é muito importante, pois o umidificador deve ficar em um lugar alto e sem obstáculos, a 30 cm de distância da parede. Não o coloque embaixo de prateleiras, perto de papéis e cortinas, pois o local tende a ficar úmido durante o uso. O tamanho do aparelho deve ser proporcional ao ambiente.
O mais indicado é ligar umidificador três ou quatro horas antes de ir para a cama. Assim, o ambiente terá uma atmosfera de umidade confortável. Caso você durma com o umidificador ligado durante a noite, mantenha-o na menor intensidade e deixe uma porta do cômodo aberta. Isso garante que o excesso de umidade escape.
É recomendado ligá-lo por 3 ou 4 horas e desligá-lo. Manter o umidificador ligado por muitas horas ao dia pode levar ao excesso de umidade nas paredes e provocar o aparecimento e mofo e bolor, assim tendo o efeito contrário ao objetivo dele.
“Por princípio, qualquer método que melhore a umidade do ar é recomendado, seja ele, por exemplo, com balde de água ou umidificador de ar”, diz o especialista. Mas ele ele explica que os umidificadores de ar requerem atenção, porque podem provocar excesso de umidificação do ambiente.
Use uma mistura de água sanitária e água. Use 4 litros de água e uma colher de chá de água sanitária. Deixe a mistura ficar no recipiente de água do umidificador por uma hora para desinfetá-lo. Jogue a mistura fora e enxágue o recipiente com água limpa e fria.
Coloque o umidificador em uma superfície plana e estável. 8. Não ligue e desligue o umidificador da tomada com as mãos molhadas.
Para usar óleos essenciais em um umidificador, adicione algumas gotas no tanque de água, assim, o óleo vaporiza naturalmente por toda a sala. Para obter melhores resultados, use uma névoa fria e limpe seu umidificador regularmente.
Os umidificadores são aparelhos desenvolvidos com a função de umidificar ambientes e a recomendação é que isso seja feito sempre com água limpa. Óleos e outros resíduos, como álcool contido em aromatizadores em spray ou, até mesmo, em perfumes, podem danificar o funcionamento do aparelho.
Determinados óleos essenciais, como os de eucalipto, lavanda, canela, tomilho e melaleuca são capazes de agir como antisséptico, anti-inflamatório e antibacteriano, induzindo danos às estruturas celulares de bactérias e fungos como Escherichia coli e Cândida albicans.
Que eles são uma mão na roda nos dias de clima seco é indiscutível, mas o que muita gente não sabe é que os umidificadores de ar, além da sua função principal também poder agir como aromatizadores de ambiente, basta pingar algumas gotas de óleo de essência na água antes de ligar.
Mais conhecido por seu aroma doce e amadeirado, o óleo de eucalipto tem muitos benefícios para a saúde, desde o relaxamento até a desintoxicação do ar. Popular, a aromaterapia é uma técnica terapêutica milenar que utiliza as propriedades dos óleos essenciais para restabelecer o equilíbrio físico, psíquico e espiritual.
Como Usar o Óleo Essencial de Eucalipto Basta pingar umas gotas na água quente e respirar profundamente. Pingar 2 gotinhas no lenço de papel e respirar. Para alívio da dor: fazer massagens no local. Use um óleo carreador (óleo vegetal) e acrescente algumas gotas do óleo essencial.
Óleo Essencial de Lemongrass conhecido também como capim-limão é muito utilizado para estimular a circulação e como adstringente. Diminui a oleosidade da pele e do couro cabeludo. Também é indicado para concentração e criatividade. Utilizado em tensões e fadiga mental, aliviando dores de cabeça.
O eucalipto é uma planta medicinal bastante utilizada no combate de diversas doenças respiratórias devido as suas propriedades expectorantes, e pode ser utilizado em forma de chá, óleo essencial ou em vapores para inalação.