Hormônio produzido no sistema nervoso central e periférico Esse hormônio atua no organismo como um mecanismo mensageiro entre os neurônios (células nervosas). ... A acetilcolina também possui funções excitatórias e inibitórias, ou seja, pode facilitar o impulso elétrico em um neurônio ou pode inibi-lo.
Alguns alimentos ricos em acetilcolina incluem:
acetilcolina (Ach)
O sistema simpático é o sistema de alerta e de maior gasto de energia. SNP autônomo parassimpático: normaliza o funcionamento dos órgãos internos quando cessa uma situação de perigo. Portanto, esse sistema dirige as atividades dos órgãos nas situações de rotina.
(Um susto e começamos a correr) Isso aticada pelo Hormônio Adrenalina. Já, o Sistema Nervoso Parassimpático é ativado quando nos encontramos num ambiente mais calmo, ou seja, nosso corpo não detecta um ambiente que exija preocupação. Por isso que são antagônicos, pois um atua em oposição do outro.
Além disto, respostas reflexas do simpático e do parassimpático permitem ajustes do débito cardíaco e da resistência vascular periférica, contribuindo para a estabilização e manutenção da pressão arterial sistêmica durante diferentes situações fisiológicas (4).
A rede de nervos que irriga o coração recebe contribuições dos nervos vago direito e esquerdo, além de contribuições do tronco simpático. Estes são responsáveis por influenciar a frequência cardíaca, o débito cardíaco e as forças de contração do coração.
O nódulo sinoatrial, também chamado de marca-passo ou nodo sinoatrial, é uma região do coração que atua controlando a frequência dos batimentos cardíacos através da emissão de um sinal elétrico que se propaga pelo órgão.