A artéria carótida interna é um dos dois ramos arteriais que emergem da artéria carótida comum, um vaso importante do sistema cardiovascular. A artéria carótida emerge direta ou indiretamente da arco aórtico, dependendo de qual lado do corpo se observa.
A artéria carótida externa estende-se do nível da borda superior da lâmina da cartilagem tireoide a um ponto atrás do colo da mandíbula, entre a ponta do processo mastoide e o ângulo da mandíbula.
Há o ramo faríngeo ascendente, o qual é o ramo medial da carótida externa. Esse sobe externamente a parede dos músculos constritores da faringe, contornando na borda superior, e anastomosando-se com a artéria palatina ascendente. ... Já outros livros a consideram junto com a artéria temporal superficial ramos terminais.
A artéria temporal superficial (S) fornece suprimento somente para a região temporal do escalpo, como é o ramo terminal menor e não possui ramificações ou divisões adicionais nomeadas.
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes. Ajude a inserir referências. A artéria angular é um ramo da artéria facial que anastomosa-se com a artéria oftálmica, formando uma anastomose entre as artérias carótida externa e interna.
As artérias carótidas comuns dividem-se em dois ramos carótida interna e carótida externa (ver imagens). O segmento onde a artéria carótida comum se divide para originar as artérias carótidas interna e externa denomina-se por bifurcação carotídea.
Baroreceptores ou barorrecetores são mecanoreceptores relacionados à regulação da pressão arterial momento a momento. Estão localizados principalmente no seio carotídeo e no arco da aorta, detectando variações bruscas da pressão arterial e transmitindo esta informação ao sistema nervoso central.
Segundo Tirapelli, a veia jugular interna é a principal veia que drena o sangue dos segmentos cabeça e pescoço.
10 alimentos para limpar as artérias e prevenir a aterosclerose
A angioplastia de membros inferiores é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para desobstrução das artérias das pernas, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de cateteres e próteses endovasculares.
Quando falamos entupimento de veia do coração, estamos falando do sistema venoso, que consiste em um sistema vascular responsável por trazer o sangue de volta ao coração. Quando ocorre um entupimento no sistema venoso, pode acarretar a tromboflebite superficial e também a embolia pulmonar, que pode ser fatal.