Cadeia alimentar é a relação entre matéria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver, ou seja, as relações necessárias para a busca de energia por meio da alimentação. De forma simplificada, pode-se classificar como cadeia alimentar a sequência de organismos que servem de alimento uns para os outros.
A cadeia alimentar, também chamada de cadeia trófica, pode ser definida como uma sequência linear da transferência de matéria e energia em um ecossistema, na qual é possível observar uma sequência de organismos servindo de alimento para outros.
Resposta. A cadeia alimentar é o que classifica a comida, por exemplo: A planta é comida pelo caramujo que é comido pelo peixe que por sua vez é comido pelo pássaro. Ela tem a ver com a nossa comida pois também pode ser usada para nos classificar e para que nós entendamos os outros animais.
C) Quais são os níveis tróficos que estão presentes na ilustração dessa lagoa? Resposta: Produtores e consumidores. Comentário: Na organização de um ecossistema, o nível trófico é a forma de categorizar com relação a alimentação, a posição de uma população dentro da comunidade.
Resposta. Resposta: Heterótrofas - lambari, cascudo, girino, barata d'água, traíra e garça; Autótrofas – capim e algas.
Os fatores abióticos podem ser físicos (como radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos), químicos (como os nutrientes presentes nas águas e nos solos) ou geológicos (como o solo).
Os fatores abióticos são os elementos não vivos do ambiente, porém que afetam os organismos vivos da biota. Esses elementos podem ser físicos ou químicos. Os fatores físicos são aqueles que constituem o clima do ecossistema, determinado principalmente pela radiação solar que chega à Terra.