A competência 2 da Redação do Enem avalia a compreensão da proposta de redação e o atendimento ao tema e ao tipo de texto, o dissertativo-argumentativo.
A competência 1 da redação do Enem exige do participante demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Essa primeira habilidade diz respeito, entre outras coisas, ao uso correto da crase, concordância nominal e verbal, regência do verbo, colocação pronominal e pontuação.
4 dicas para alcançar a pontuação máxima na competência 1
O que é avaliado na competência 3 da redação do Enem? Para garantir a nota máxima, é preciso que o texto mostre que o participante sabe "selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista."
Na Competência II, identificaremos: a adequação à tipologia exigida ou a presença de traços constantes de outros tipos textuais, bem como a propor- ção entre as partes do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, se há partes embrionárias. A tangência é observada naqueles textos que apenas resvalam no tema.
O que é avaliado na competência 5? Essa competência avalia se o estudante sabe "elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos".
Essa competência é um pouco mais ampla que a primeira. O texto do edital diz que, para alcançar os 200 pontos, o candidato deve “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”.
O que é avaliado em cada uma das 5 competências da redação do Enem?