Ântese (do grego anthesis) é o acto da abertura das flores, quando um dos seus órgãos sexuais (ou todos) amadurece e o perianto se abre, iniciando o ciclo reprodutivo da flor.
Hermafroditas ou monoicas: são as flores que apresentam os órgãos reprodutores masculino e feminino na mesma flor. A maioria das angiospermas são hermafroditas, como exemplo podemos citar a tulipa.
A polinização é o processo em que o grão de pólen é levado até a região onde está o gameta feminino da planta. Nas angiospermas, podemos definir como a transferência do grão de pólen da parte masculina de uma flor para a parte feminina, ou seja, da antera até o estigma.
Alguns animais polinizadores são: abelhas, joaninhas e outros besouros, moscas, mariposas, borboletas, pássaros (como o beija-flor) e certos morcegos. Quando a polinização é feita pelo vento, ela é chamada de anemofilia. Quando é feita pela água, hidrofilia. ... Alguns animais contribuem bastante para a polinização.
Principais polinizadores. Os animais polinizadores são, em sua maioria, insetos tais como abelhas, moscas, borboletas e etc. Mas também há polinizadores vertebrados, como aves, morcegos, mamíferos não voadores, lagartos e muitos outros.
Os polinizadores são agentes que garantem a reprodução das gimnospermas e das angiospermas pelo transporte de pólen. Sem esses agentes, a biodiversidade estaria ameaçada.
O que atrai insetos na sua casa e você nem percebeu
Você pode atrair abelhas ao plantar flores silvestres, frutas e vegetais; ao permitir que o jardim detenha uma pequena fauna; e ao fornecer água e abrigo às abelhas....Abelhas adoram essas frutas e vegetais:
Aparentemente, pra “chamar” as abelhas você precisa de uma “isca”, ou seja, algo que as atraia. Pra isso se faz um “verniz” com óleo vegetal e solução alcoólica de própolis – mas tem que ser própolis da própria mandaçaia. Senão e for própolis de abelha comum, você atrai a abelha comum.
para atrair enxames Nas caixas-isca, devem ser usadas lâmi- nas novas de cera alveolada, cujo aroma é intenso e altamente atrativo para enxames que buscam um novo local onde se alojar.
Pode-se utilizar um balde ou simplesmente colocar a caixa embaixo do enxame e sacudir as abelhas. A caixa deve ser fechada imediatamente e transportada para o apiário. Esse enxame tem uma captura mais trabalhosa, uma vez que será necessário retirar os favos e transferi-los para a colmeia.