Na quinta semana da gestação, o embrião adquire um aspecto semelhante ao de um cavalo marinho e a cabeça, os braços, as pernas e o esqueleto do começam a se desenvolver.
A grande descoberta, os enjoos matinais, as emoções à flor da pele e as dores nas mamas costumam ser os fatores mais comentados das primeiras 5 semanas de gravidez — já que a barriga ainda está longe de ficar visível.
O embrião cresce rapidamente. Seu comprimento cefálico é de pouco mais que 1 mm. No bebê, se inicia a formação do coração que começará a pulsar irregularmente. O sistema nervoso está começando a se desenvolver e logo começa a circulação sanguínea.
Imagem de ultrassom transvaginal de um embrião de cerca de 5 semanas. O embrião é apenas o pequeno ponto branco! O anel branco sobre o qual o embrião está é uma estrutura chamada vesícula vitelina, responsável pela nutrição do bebê nesta fase. Sua menstruação está atrasada e, provavelmente, você está grávida.
Com quantas semanas dá para ver o embrião no ultrassom? O ultrassom transvaginal permite a visualização do embrião a partir da quinta semana, quando ele mede cerca de 5 milímetros. Também é possível ver o saco gestacional e a vesícula vitelina, descartando uma gravidez ectópica (nas tubas uterinas).
A vesícula vitelínica é visível já na 5ª semana de gestação, junto com o saco gestacional, e seu tamanho é muito maior que a do embrião. Acompanhar o desenvolvimentos destes “órgão provisório” é muito importante. Já que através deste acompanhamento pode-se constatar ou não um óbito embrionário precoce.
No entanto, nesta fase ainda não é possível visualizar o bebê, que só aparece dentro do saco gestacional após 4,5 a 5 semanas da gestação....Tabela do tamanho do saco gestacional.
Ao se fazer o ultrassom transvaginal nessa fase da gravidez, será possível visualizar o saco gestacional e dentro dele a vesícula vitelínica, uma estrutura temporária responsável por nutrir, levar oxigênio e sangue ao embrião até que a placenta seja completamente formada e esteja madura para assumir essa função.
O saco gestacional cresce na medida em que a gravidez avança, acompanhando o desenvolvimento do feto. Quando ele é menor do que a idade gestacional, há um risco maior de aborto espontâneo.
Na 6ª semana, o embrião já tem olhos evidentes e aparência mais familiar com um ser humano. A cabeça já toma forma e os membros como pés e mãos já começam a despontar. O seu pequeno coração pode ser visualizado e eventualmente ouvido através de um ultrassom com doppler.
Fazemos então a soma destas 3 medidas e dividimos por 3, ou seja, fazemos a média aritmética das 3 medidas e temos assim o diâmetro médio. Aí, é só jogarmos esta medida na tabela do diâmetro médio do saco gestacional, que obtemos a idade gestacional baseada somente no saco gestacional.