A Trilogia Juran é composta por: Planejamento: considerar a qualidade desejada e projetar meios para alcançá-la. Controle: diagnosticar erros ou acertos no processo. Aperfeiçoamento: propor patamares de qualidade cada vez mais altos.
Joseph Juran: Foi o primeiro a falar em custos inevitáveis (prevenção e avaliação) e evitáveis da qualidade (falhas internas e externas). ... William Deming: Responsável pela incorporação da filosofia japonesa na gestão da qualidade. Criou o movimento da gestão da qualidade total (TQM – Total Quality Management).
Juran defende que a gestão da qualidade se divide em três pontos fundamentais: planejamento, melhoria e o controle de qualidade. No livro Managerial Breakthrough, coloca a melhoria da qualidade no topo das prioridades do gestor.
A Trilogia de Juran ressalta que o processo de planejamento da qualidade deve ser feito de forma análoga à usada no planejamento de controle de custos. Assim, essa triologia deve ser composta pelo planejamento, controle e melhoramento da qualidade. ... O Controle busca o meio de se alcançar os objetivos planejados.
Os três pontos fundamentais da gestão da qualidade propostos por Juran são: o planejamento da qualidade, a melhoria de qualidade e o controle da qualidade.
A qualidade é a característica inerente do produto ou do serviço, enquanto que a produtividade é a medida da eficácia do uso dos recursos para a produção ou para a prestação do serviço.
São 4 conceitos relativos a entrega de resultados em função dos recursos empregados, cada um deles referentes a diferentes parâmetros, assim, eficiente é fazer mais com menos; eficácia é atingir os objetivos na totalidade, produtividade é a capacidade de produzir e a competitividade é a capacidade de superar seus ...
Por produtividade devemos entender o resultado de nossos esforços em função do tempo. Produtividade = esforços/tempo. Por lucratividade devemos entender o saldo da diferença entre os valores obtidos com a atividade (financeiros ou não) e todos os valores despendidos para realizar a atividade.
Como garantir um melhor controle de qualidade na padronização de franquias?