A aplicação do Censo Escolar é anual e ocorre toda última quarta-feira do mês conforme previsto na Portaria MEC nº 264/07. Este dia ficou conhecido como dia do Nacional do Censo Escolar e foi adequado ao calendário escolar brasileiro.
O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet.
- Os alunos e docentes já cadastrados no Educacenso possuem um código numérico chamado de ID - Identificação Única atribuída pelo INEP, composta de 12 dígitos.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Sua missão é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
*Código do Aluno é o número utilizado pelo aluno no ano anterior para se matricular. ... *Senha é a senha cadastrada pelo aluno no ano anterior para se matricular.
Sistema Ideb por Escola já está disponível
Os resultados da edição de 2019 também foram divulgados nesta terça-feira e podem ser consultados aqui.
Os resultados finais do Saeb e o Ideb serão divulgados no segundo semestre deste ano, possivelmente até 31 de agosto. Os Micro-dados serão disponibilizados até dezembro de 2020.
A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) varia de 0 a 10 pontos e funciona como um indicador de qualidade - para a escola e a rede. Ela é calculada com base em uma fórmula que considera dois componentes.
A cidade de Mucambo, no Interior do Ceará, teve a melhor avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no País. O Município teve um salto de 6.
No total, o Ideb estabelece notas para 46 mil escolas públicas do país e, considerandos os resultados, aponta quais escolas precisam de investimentos e cobra resultados. Para uma escola ser considerada de bom nível, ela precisa ter uma nota igual ou maior a 6.
Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice registrado nos anos iniciais no país passou de 5,8, em 2017, para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7 considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares.
Entre os resultados do Ideb de 2019 está o das cidades que obtiveram maior qualidade no ensino básico. Quando se trata das capitais do Brasil, Teresina, no Piauí, conquistou a melhor posição na educação pública.
Os piores resultados estão no Rio Grande do Norte (5,2), Sergipe (5,1), Maranhão (5,0), Pará e Amapá (4,9). O Brasil atingiu a média desejada somente nos anos iniciais, registrando 5,9.
Quanto custa estudar na melhor escola particular do Brasil?
Descubra quais são as melhores escolas particulares do Rio de Janeiro
Estas são algumas das melhores!