Produção enxuta é, formalmente, toda produção realizada sem desperdícios. Entretanto, como tradução de “Lean Manufacturing” do inglês, é usado para designar princípios e técnicas produtivas que visam a melhoria contínua.
O que é o sistema Lean Manufacturing (Produção Enxuta)? Ele se baseia na redução de desperdícios – originalmente, divididos em sete categorias, hoje em oito. Os desperdícios são todas atividades que não agregam valor algum para o cliente. O Lean Manufacturing é mais que uma metodologia.
LEAN MANUFACTURING: 7 PERDAS DA PRODUÇÃO
A prática foi desenvolvida no Japão e ficou conhecida pela utilização no Sistema Toyota de Produção. Quando dizemos 'perdas', estamos nos referindo às atividades desnecessárias que geram custo e não agregam valor. ... Uma empresa que trabalha com os conceitos de manufatura enxuta, em geral, visa eliminar custos.
As perdas e/ou desperdícios nos processos produtivos oneram as organizações acarretando aumento de seus custos de produção e, consequentemente redução de sua competitividade. ... Os principais tipos de perdas que a organização enfrenta são as perdas de superprodução, de espera, de movimentação e de transporte.
As perdas são gastos imprevistos e que não trazem retorno algum para a empresa. Quando acontecem problemas nos computadores, acidentes de trabalho, produtos vencidos no estoque ou incêndios, por exemplo, sempre há desperdício de dinheiro.
Melhorar o retorno sobre o capital empregado na empresa, com foco de atuação no ciclo financeiro e na gestão de ativos. A gestão eficaz do capital empregado aplica-se a empresas que possuem um ciclo financeiro muito acima da média do seu setor ou que apresentam trajetória ascendente.