A discinesia tardia é uma doença neurológica caracterizada por movimentos involuntários repetitivos, geralmente da mandíbula, dos lábios e da língua. Algumas pessoas afetadas também experimentam movimento involuntário das extremidades ou dificuldade respiratória.
Os distúrbios do movimento in- duzidos por drogas (DMID) representam uma enorme variedade de sintomas mo- tores involuntários, fenomenologicamen- te distintos, que incluem parkinsonismo, coreia, discinesia tardia, distonia, acatisia, tremor e mioclonias.
Tratam-se de movimentos musculares excessivos ou diminuídos ou ausentes, aos quais o indivíduo não consegue controlar, contínuos ou episódicos.
INTRODUÇÃO: A acatisia induzida por antipsicóticos é um transtorno de movimento relacionado ao sistema motor e caracterizado por sensação subjetiva de inquietude interna, irritabilidade ou disforia que podem ser intensas. Associa-se à sensação física e objetiva de desassossego e a movimentos não discinéticos.
Mais conhecida entre pacientes que consomem antipsicóticos mais antigos, como o haloperidol (Haldol), esses sintomas também pode ocorrer após o consumo de substâncias como a metoclopramida (Plasil) e a bromoprida (Digesan), administradas com frequência nos hospitais e pronto-socorros em pacientes com crises de ...
A agitação psicomotora é caracterizada por um estado de excitação mental e atividade motora aumentadas. Consiste na emergência mais comum em psiquiatria, presente em uma ampla faixa de transtornos mentais. Os episódios de agitação são freqüentemente erráticos e, muitas vezes, precedem um comportamento violento.
substantivo feminino Estado daquilo que está inquieto; que foi alvo de agitação; agitado.
Dicas para acalmar uma mente inquieta
Os medicamentos mais usados para o tratamento da síndrome das pernas inquietas são:
Um Neurologista ou medico especialista em sono. Embora nao seja uma doença somente do sono, esta frequentemente associada ao mesmo. A Síndrome das Pernas Inquietas é muito frequente nos pacientes idosos e pacientes com Parkinson. É uma patologia da área da neurologia e da geriatria.
A causa da síndrome das pernas inquietas não é bem conhecida. Sabe-se que, além da predisposição genética, a deficiência de dopamina e de ferro em áreas motoras do cérebro está associada à ocorrência de movimentos involuntários e repetitivos característicos da síndrome.