Além de ativar o sistema imunológico de maneira desordenada, a disbiose facilita o ganho de peso, estresse devido aumento do hormônio cortisol, fadiga e ainda gera alterações dermatológicas, como urticárias e acne.
O tratamento inclui a reeducação alimentar, associada ao consumo de bactérias conhecidas como probióticos, que equilibram a flora intestinal. Além das fibras encontradas principalmente na cebola, no alho e na farinha de banana verde, que pode ser usada em várias receitas.
“Em caso de sintomas, é recomendado procurar um médico gastroenterologista, para que o profissional possa desenvolver o melhor tratamento, acompanhado de uma dieta que pode ser passada pelo nutricionista”, conclui Sulanne.
Conheça 10 tipos de chá que são ótimos digestivos e que você deve ter em casa
Os alimentos que ajudam a melhorar a flora intestinal
Desequilíbrio da flora intestinal afeta digestão e sistema imunológico. A ingestão de alimentos refinados, ricos em gordura e açúcar ou então industrializados contribui para uma série de problemas: ganho de peso, resistência baixa, cansaço, pele opaca e um sério desequilíbrio da flora intestinal chamado disbiose.
Priorize uma alimentação saudável e natural, com baixo teor de gorduras ruins (gorduras animais e óleos hidrogenados) e rica em frutas, especiarias, vegetais, grãos e legumes. Opte por alimentos que contenham fibras, nutrientes e antioxidantes. Esses alimentos ajudam a manter o equilíbrio da microbiota.
Conheça 10 tipos de chá que são ótimos digestivos e que você deve ter em casa
O chá de hortelã-pimenta alivia a inflamação e acalma a irritação da parede do intestino e, por isso, é uma ótima opção para completar o tratamento da infecção intestinal. Este chá também absorve o excesso de gases intestinais e tem propriedades antiespasmódicas que aliviam bastante o desconforto abdominal.
Como repor a flora intestinal Uma das melhores formas de manter um flora intestinal saudável é fazendo uma alimentação saudável e variada, rica em legumes e vegetais e com poucos alimentos industrializados, frituras ou alimentos açucarados.
Baseiam-se em um mesmo princípio: aumentar a ingestão dos alimentos preferidos das bactérias que ajudam no emagrecimento – como as fibras, presentes nos vegetais – e matar de fome as bactérias ruins, que contribuem para a obesidade.
Conheça algumas bactérias que fazem bem ao corpo e descubra algumas que poderão tratar no futuro de diversas doenças que ainda são fatais hoje.
Por certo, ninguém imaginava que os parasitas podem nos fazer engordar! E como isso ocorre? Os parasitas criam inflamação no organismo, já que inibem a absorção eficiente de nutrientes necessários para o corpo.
6 dicas para você engordar rápido
Idade. A idade é uma das principais causas de ganho de peso rápido e de forma não intencional. Isso acontece porque com o avançar da idade, o metabolismo torna-se mais lento, ou seja, o organismo tem mais dificuldade para queimar gorduras, fazendo com que fique estocada por mais tempo, levando ao aumento do peso.
Todo mundo tem aqueles amigos que comem demais, não engordam e, enquanto você está na saladinha, eles partem para a pizzaria, com direito a sobremesa. O metabolismo acelerado e a genética são os dois principais fatores da magreza desses comilões.