Compreensão de textos: é a decodificação da mensagem, ou seja, análise do que está no explícito no texto. Interpretação de textos: é a interpretação que fazemos do conteúdo, ou seja, quais conclusões chegamos por meio da conexão de ideias e, por isso, vai além do texto.
Faculdade de compreender, de entender usando a intelectualidade; inteligência: ter a compreensão lenta. Condição, característica ou predisposição para aceitar e respeitar opiniões ou comportamentos alheios. Expressão de benevolência, indulgência: falta de compreensão.
Utiliza o sentido denotativo da linguagem, para informar o receptor da mensagem de forma clara e direta. Não utiliza figuras de linguagem nem o sentido conotativo das palavras, de modo a evitar ambiguidade e diversidade de interpretações.
Os textos informativos têm a função de abordar algum fato, transmitir dados, atualizar conceitos e ensinar sobre um tema. ... A maioria dos leitores, ao ter um texto informativo em mãos, quer saber o que está sendo dito e aprender algo com a leitura. Ok, é sempre gostoso ler um texto com um estilo inventivo e bem escrito.
O texto informativo é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta. Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.
Linguagem clara, direta e objetiva O texto informativo vai apresentar uma linguagem clara, direta e objetiva. Isso porque a finalidade de textos informativos é, justamente, informar e esclarecer, e para isso não se pode usar termos muito rebuscados ou figuras de linguagem que confundam o leitor.
O texto informativo tem a evidente intenção de informar. Exemplos desse tipo de texto são os textos jornalísticos, os panfletos, as bulas de remédio, os manuais de instrução etc.
5 dicas essenciais para a criação de um informativo eficaz
No tratamento de um texto informativo-expositivo merecem atenção os factos e os elementos referenciais, a sequência lógica ou cronológica, a explicação e a sua justificação documental. O texto informativo-expositivo deve ser estruturado nos três momentos essenciais de introdução, desenvolvimento e conclusão.
Deve expor com clareza e precisão as razões que levam à defesa de uma opinião sobre o tema. Convém, na construção do texto, ser concreto e objetivo, evitando pormenores desnecessários; fazer raciocínios corretos e claros, incidindo no que é importante; evitar argumentos pouco explícitos.
O texto expositivo tem o objetivo de informar e esclarecer o leitor ao apresentar um determinado tema ou assunto. ... expositivo-argumentativo: apresenta o conceito de algum tema e utiliza os argumentos para defender a ideia; expositivo-informativo: apenas apresenta algo, recorrendo a uma linguagem mais neutra.
Os passos são um pouco mais simples:
Como fazer um texto de apreciação crítica? Para apoiar a escrita da vossa crítica ao livro que leram, devem primeiramente registar anotações de leitura (ação, personagens e sua caracterização, caracterização espácio-temporal, temas tratados). Em seguida, leiam o exemplos e/ou consultem outros exemplos.
– Escreva um comentário crítico indicando primeiro os dados do filme: título, diretor, atores e outros. – Comente a idéia principal do filme e a tese a ser defendida (opinião sobre o trabalho). – Inclua uma breve descrição da história sem se aprofundar em todas as nuances e reviravoltas da trama.