Normal! A água tem que subir mesmo, porque ela aquece e tem se expandir no sistema. ... Porém temos que notar que isso é tb um sintoma de que a talvez bomba dágua não esteja funcionando como deveria e o sistema não esteja oferecendo a circulação correta para água que fica armazenada nas galerias do motor e radiador.
Se o líquido de arrefecimento começar a ferver e sair para fora do radiador, existe uma forte probabilidade da tampa do radiador e do respetivo selo ficarem danificados. Se esta situação se verificar, é preciso substituir o respetivo selo.
É importante também avaliar o motivo de o nível do líquido estar baixando, pois os sistemas atuais são selados, ou seja, o radiador não tem mais a tampa que permitia escoar água pelo “ladrão”. ... Então, nos dias atuais, se o nível baixa com frequência, é sinal de vazamento no sistema.
A válvula termostática pode não funcionar corretamente e, por isso, ela não abre o suficiente para que a água se desloque do motor para ser resfriada no radiador. Há a elevação da temperatura do líquido dentro do motor, vaporizando e aumentando a pressão no sistema.
Você não quer que o seu carro fique assim, não é mesmo?! Além disso, para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento, mantenha o aditivo do radiador misturado em água em dia. As montadoras indicam um prazo de troca que fica em 30 mil quilômetros rodados ou um ano.
A maneira mais rápida para o frentista verificar isso é durante a adição da água no reservatório. Se ele notar que o nível da água abaixa imediatamente após a adição, ou que há algum fluxo de água na parte de baixo, próximo ao motor, deverá orientar o motorista a buscar um mecânico com urgência.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
Se o frentista do posto disser que a água do radiador do seu carro está baixa, não há motivos para desespero. O fluido do sistema de arrefecimento (água e aditivo) costuma baixar mesmo, mas é preciso avaliar a quantidade a ser reposta. É importante diferenciar a perda normal de vazamento.
Características principais
Por ser concentrado, sua proporção de uso é de 40% a 60% da capacidade do sistema. Assim sendo, utilizar de 4 a 6 litros para cada 10 litros de capacidade do sistema.
Kit Aditivo Radiador Bio Coolant Concentrado Azul + Água Desmineralizada - Fiat Uno - R1922 - Aditivos | Extra |
Características principais
6 Litros Aditivo Radiador Para Arrefecimento Citroen C3.
Kit aditivo radiador bio coolant concentrado azul + agua desmineralizada - citroen c3 - r1922 - Radiex. O aditivo R1922 é um composto químico desenvolvido com polímeros semissintéticos de alta performance térmica.
6 Litros Aditivo Radiador Para Arrefecimento Hyundai Hb20.
EX.: PARA UM SISTEMA COM CAPACIDADE TOTAL DE 5 LITROS, UTILIZE 2 LITROS DO PROTETOR R1923 E 3 LITROS DE ÁGUA (RECOMENDAMOS A DILUIÇÃO COM ÁGUA DESMINERALIZADA RADIEX A902).