A indicação é manter repouso e fazer compressão local externa até o atendimento médico”, aconselha o médico. Ter sangramento frequente no ouvido pode, sim, indicar um problema mais sério. Segundo o doutor Lucas, o ideal é fazer uma avaliação detalhada para tentar esclarecer a origem do problema.
O tímpano perfurado, quando não é corretamente tratado, pode causar complicações, como Perda de Audição, Otites, Colesteatoma e até mesmo o aparecimento de Cistos no ouvido médio. Buscar ajuda profissional assim que os sintomas aparecerem garantirão que sua saúde auditiva continue em dia e sem complicações.
Acúmulo de cera O excesso de cera pode acontecer em qualquer pessoa, mas é mais comum em quem utiliza frequentemente cotonetes para limpar o ouvido, já que o cotonete em vez de retirar a cera, a empurra para uma parte mais profunda do canal auditivo, compactando-a e impossibilitando a passagem do som.
A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo. O cotonete deve ser usado somente para a limpeza da orelha externa (pavilhão auricular).
Misture 1 colher (chá) de sal com 1/2 xícara de água quente e mexa até dissolver completamente. Molhe um algodão na solução e esprema algumas gotas no ouvido, inclinando ligeiramente a cabeça para o lado. Permaneça na mesma posição durante alguns segundos de modo que a água salgada penetre no ouvido.
Cerumin é um remédio que serve para tirar o excesso de cera do ouvido, e que pode ser comprado sem receita médica, em qualquer farmácia. Seus princípios ativos são a hidroxiquinolina, que tem ação antifúngica e desinfetante e a trolamina, que ajuda a amolecer e dissolver a cera acumulada dentro dos ouvidos.
Nem todos eles precisam estar presentes para um diagnóstico de infecção do ouvido.