Muitas gerações já se emocionaram com Zezé, o garotinho de seis anos de idade, muito sapeca, inteligente e cheio de imaginação, retratado por José Mauro de Vasconcelos no livro. E ele continua a encantar os leitores, embora toda a história se passe na longínqua década de 1920.
Através da obra o Meu Pé de Laranja Lima, pode-se identificar a importância da família no desenvolvimento humano de Zezé, principalmente nas passagens que relatam o afeto e carinho de sua irmã Glória (Godoia), que não gostava que batessem tanto em Zezé e que sempre compreendia suas travessuras de criança.
Lá, Zezé conheceu seu amigo que a partir dali seria um grande companheiro: o pé de laranja lima. ... A amizade dos sois se consolida de tal forma, que os dois passam a ser quase inseparável. Acontece que Portuga morre em um trágico acidente, deixando o menino totalmente inconsolável e marcado para a vida toda.
A narrativa começa com o menino Zezinho em idade adulta , narrando fatos de quando era criança e tinha apenas seis anos de idade, e a história segue até o personagem entrar na idade adulta . --> HÀ uma relação de identidade entre o autor, José Mauro de Vasconcelos e o personagem/narrador Zezé.
01 – Os dois irmãos que Zezé mais gostava eram: ... d) Tio de Zezé. 03 – Um dos maiores problemas de Zezé, durante toda a narração, era: a) o trabalho do pai.
Manuel Valadares (também chamado de Portuga) é melhor amigo de Zezé, muito rico, porém já velho; Minguinho (também chamado de Xururuca) é o pé de laranja lima.
José Mauro de Vasconcelos
Características
Resposta. Zezé chamou Mangaratiba a um comboio; Luciano é um morcego que vive na antiga casa; Minguinho é um pé de laranja lima que se torna confidente do menino. ... «Apanhar morcego» significava ir à caça de sugadores de sangue.
1968
Características
Como a laranjeira leva um tempo considerável para dar os frutos. A média é de 24 meses após o plantio.
MUITO DOCE, com pouquíssima acidez, rende um suco saboroso e suave que costuma ser oferecido a bebês e a pessoas mais velhas ou que têm problemas digestivos. Com casca ora mais esverdeada, ora mais amarelada, a polpa suculenta também é excelente para o consumo in natura.
Ela possui menor conteúdo de açúcar que a laranja, mas quase a mesma quantidade de ácido cítrico, daí muitos consumidores a considerarem insípida, e alguns não apreciarem o amargor residual que apresenta.
Laranja-lima: é a variedade menos ácida, muito recomendada para bebês. ... Laranja-pêra: menor que as outras variedades, tem casca fina e lisa, de cor amarelo - avermelhada e polpa suculenta. Tem sabor adocicado, e é especial para o preparo de sucos.
A laranja lima tem como nome científico Citrus ourantifolia e é da família Rutaceae, com origem no sudeste asiático. Ela é uma espécie de laranja grande, adocicada, com um número plausível de calorias, pequena acidez e muitos nutrientes. A fruta tem ações positivas em indivíduos com complicações gástricas.