Criar imagens que retratem os personagens da história de Dom Quixote e os locais por onde passou. Depois de criar as imagens, os alunos farão a ilustração da história de Dom Quixote, cada aluno deve escolher uma imagem e apresentá-la aos colegas, justificando oralmente a relação da imagem com a estória.
Textos, brincadeiras, quadrinhos e fotos da família podem ser usados para desenvolver a leitura e compreensão
PARADIDÁTICOS EM SALA DE AULA - DICAS DE ATIVIDADES
São livros e materiais que, sem serem propriamente didáticos, são utilizados para este fim. Os paradidáticos são considerados importantes porque podem utilizar aspectos mais lúdicos que os didáticos e, dessa forma, serem eficientes do ponto de vista pedagógico.
Segundo os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, os livros paradidáticos têm exatamente a função de oportunizar aos professores o desenvolvimento de trabalhos voltados para valores como: bondade, amizade, respeito, honestidade, ecologia, meio ambiente, poluição, dentre outros.
Significado de Paradidático adjetivo Que ajuda complementando o ensino e, embora não propriamente didático, tem propósitos didáticos e pode ser usado em conjunto com materiais próprios e formais para ensinar um conteúdo.
Os livros paradidáticos são alunos do ensino básico, eles se dividem de acordo com a complexidade de cada texto, sendo uns para o ensino fundamental e outros indicados para o ensino médio, esses livros possuem um papel de fornecer aos seus leitores um aprofundamento conceitual.
Aqueles que contenham frases curtas – lembrando que no início da leitura eles estão presos à decodificação das palavras e esquecem-se do que leram com facilidade. Livros que contêm ilustrações criativas e chamativas com detalhes também são bem-vindos e facilitam a interpretação da história.
Como escolher um livro infantil?
Ao escolhermos uma obra a ser lida para nossas crianças em casa ou na escola, um grupo considerável de critérios precisam ser considerados, entre eles, autoria, gênero, ilustrador, quantidade e qualidade do texto e até temas que podem desencadear indagações e diálogos acalorados.
Para escolher um livro devemos levar em consideração o assunto, o autor, o estilo de escrita dele e o contexto em que o livro foi escrito.
Antes de escolher pelo material, perceba se os termos, conceitos e frases são compatíveis com o vocabulário e com a proposta pedagógica, e, ainda, se estão alinhados com cada etapa de aprendizagem.
A escola deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira.
O contexto, as experiências envolvidas são requisitos para esse processo seletivo, de escolha dos livros. Existem três pontos básicos para a escolha de um livro, nos quais são. estabelecidos critérios.
O registro da escolha deve ser feito pelo diretor da escola no Sistema PDDE Interativo. Caso algum diretor ainda não tenha acesso a esse sistema, deverá entrar em contato com a secretaria de educação para solicitá-lo.
Os critérios de análise são: Adequação conceitual, Adequação metodológica, Adequação à construção de uma ética plural e democrática 5. O livro didático pode ser considerado um bom recurso para auxiliar o professor em suas aulas de ciências.
Como avaliar Basta clicar em Avaliar Livro na página da obra que deseja comentar. (Veja a simulação, clicando na figura ao lado). Dê sua nota clicando nas estrelas. Quanto maior o número de estrelas, melhor a qualificação daquele livro.
Você será direcionado para a página inicial de seu perfil no Skoob, com informações como livros lidos, lendo e os que quer ler. Logo abaixo, você poderá classificar seus livros favoritos, os que tem cópia física, os desejados, emprestados e estabelecer os que deseja trocar e sua meta de leitura.
Enviar uma avaliação
Vá na sua estante na opção de livros lidos e escolha o livro que deseja escrever uma resenha. É só posicionar o mouse em cima da capa do livro em questão que logo aparecerá um botão azul com o sinal de "+". Clique nesse botão. Em seguida aparecerá uma janela com a opção "RESENHA".
A forma permitida de compartilhamento pelo Facebook, é a manual, que aqui no Skoob é acessando a página do livro que deseja compartilhar, como mostrado na imagem abaixo.
Aprenda a criar uma conta, a montar a sua estante e a interagir com outros usuários. O Skoob é uma rede social brasileira direcionada para leitores. O aplicativo permite criar um acervo virtual de livros, classificando-os desde os já lidos até os desejados para leitura.
Em seguida, vá nas configurações do seu Blogger, clique em layout, depois no lado direito da tela "adicionar gadget", cole esse código, posicione onde você quer que fique no seu Blog, e clique em salvar. Pronto, provavelmente já apareça a lista de livros que você escolheu no seu perfil do skoob. Boa sorte !!!
É só você ir na opção "Explorar", depois clicar em "Leitores" e aí você busca pelo nome, estado e sexo. Como faço enviar um convite de amizade dentro do Skoob? Abaixo da foto de cada usuário contém um ícone de uma pessoa com o sinal de "+" (Enviar convite de amizade) e pronto! É só aguardar que ele aceite seu convite!
Para isso, acesse um livro que esteja lendo, clique no “+”. Vai abrir uma pop. Selecione a opção “Histórico de leitura” e defina o número de páginas que já leu.
Basta clicar em Meus livros na barra lateral para ver a sua biblioteca. Se você quiser baixar um livro, clique no ícone de três pontos do título desejado e selecione Fazer download do ePub ou Fazer download do PDF.