1. REMOÇÃO COM ÁGUA SANITÁRIA:
A solução água comum + cloro também é bastante eficiente, sendo indicada para a limpeza de manchas de umidade mais profundas. O ideal é que você coloque uma quantidade bem menor de cloro na solução, misture bem e, então, transfira o produto para um borrifador.
Coloque o vinagre em um recipiente maior e misture o bicarbonato. Essa mistura pode ser colocada em um borrifador para ficar mais fácil de ser aplicada. Borrife diretamente na parede, deixa por um período de 10 a 15 minutos e limpe com pano seco, que o bolor vai desaparecer.
O vinagre pode ser aplicado puro em paredes/tetos convencionais, de gesso e de PVC. De início coloque o vinagre puro dentro de um borrifador. Aplique o produto na superfície afetada e esfregue para que se espalhe. Deixe agindo por uma hora.
Em um balde em sua área de limpeza e lavanderia, adicione 1 litro de água para 100 ml de água sanitária e espalhe pelo ambiente atingido pelo mofo, deixando agir por 30 minutos. Depois disso, tirar a mancha fica fácil. Basta um pano limpo ou esponja e pronto, tirar o mofo de madeira é mais simples do que parece.
Dicas para limpar o teto dos cômodos da casa
Para limpar o forro de PVC da forma certa, utilize um balde com água e detergente neutro. Coloque meia xícara de detergente para cada litro de água. Com a esponja ou o pano, mexa a solução até formar espuma. Torça o pano ou a esponja para tirar o excesso.
Para fazer a limpeza de forma caseira é preciso separar dois litros de água, vinagre de álcool, bicarbonato de sódio, meio copo de álcool, amaciante, borrifador, escova de cerdas macias e panos limpos. O primeiro passo agora é montar a sua solução para conseguir remover toda a sujeira do teto.
Dilua meia xícara de detergente neutro em um balde com 1 litro de água, em seguida molhe o pano na água e limpe gentilmente o teto. Procure sempre evitar movimentos bruscos, pois podem danificar o material.
Use um rolo de pintura e silver tape se o teto de sua casa tiver textura. Paredes e tetos texturizados ou chapiscados são mais difíceis de limpar, mas nada que um rolo revestido de fita adesiva não resolva. Revista o rolo com a fita, deixando o lado aderente para fora e passe-o no teto, tirando as teias grudadas.
Para deixar o forro na cor da madeira, passe verniz. Já para colori-lo, pinte com tinta látex, após lixar toda madeira. Uma dica importante: a cor branca é neutra e se encaixa bem em qualquer ambiente, já as outras cores podem deixar o forro contrastante demais.
Misture o bicarbonato e o vinagre em um recipiente contendo água. Depois disso, mexa e espere a mistura assentar. Pronto! Agora é só partir para a limpeza.
Em cinco litros de água coloca meia xícara de vinagre e duas colheres de sopa de detergente. Mistura e mergulha o pano de chão comum, torce e passa no teto de PVC”, ressalta. Para o teto de madeira, ela recomenda o mesmo tipo de limpeza do sugerido para o de PVC.
Molhe uma bola de algodão com um pouco de acetona e esfregue-a suavemente por cima de cada mancha de tinta em suas molduras plásticas de janela. Deixe a acetona penetrar na mancha para que ela possa ser removida mais facilmente.
Isso funcionará melhor com acetona, mas você pode conseguir usar com álcool também. Apenas encharque o algodão com o produto e passe na mancha de tinta até que ela desapareça. Descarte o algodão quando ficar sujo e use um novo. Acetona evapora rapidamente, então você terá que reaplicar no algodão com frequência.