Coloque o clipe principal da luz de teste no parafuso de metal, e toque a extremidade da ponta do testador nos terminais do fusível. Uma indicação de energia em ambos os terminais do fusível indicará que ele está bom. Se um dos terminais estiver energizado e o outro não, o fusível está estragado.
coloque o ohmímetro na escala adequada; com as pontas de prova, encoste nos polos do sensor de temperatura; anote o valor obtido no sensor do aparelho e a temperatura atmosférica; por fim, cheque se o valor temperatura do ar condicionado está de acordo com a especificada na tabela do fabricante.
Trata-se de um atuador do sistema de injeção eletrônica cuja a função é resfriar de forma forçada a água contida no radiador, para quando esta for liberada para o motor pela válvula termostática, possa arrefecer o motor e mante-lo na temperatura ideal de funcionamento.
A ventoinha do carro é ligada após o sinal de um termostato enviado pelo líquido refrigerante (água do radiador mais aditivo). Ao atingir determinada temperatura, o sensor manda um sinal que ativa a ventoinha e consequentemente inicia o resfriamento do motor. É comum a ventoinha ligar após o desligamento do carro.
As ventoinhas devem apenas puxar ar pra dentro, no sentido da frente para trás do veículo. Colocando a mao na grade pelo lado de fora, voce deve sentir apenas ar frio passando. Se tiver jogando ar quente pra frente tá errado!
Realizando uma inspeção “de ouvido” na ventoinha do radiador Fique atento a qualquer ruído fora do comum. Para iniciar a inspeção, levante o capô do carro e faça uma escuta detalhada dos sons emitidos. Ligue o carro, coloque-o em marcha lenta e deixe assim até que a ventoinha seja acionada e você consiga perceber algo.
Normalmente esse cebolão fica localizado no radiador e deve ficar livre de qualquer tipo de oxidação. Um dos problemas mais comuns, além da queima da peça é o isolamento por zinabre do contato com a água, provocando mal funcionamento que evita o acionamento do eletroventilador.
O famoso cebolão é um interruptor térmico que fica no radiador do veículo. Ele é responsável por acionar o eletro-ventilador no momento em que a temperatura programa pelo sistema é atingida. ... Este interruptor térmico funciona aberto ou fechado e só!
A aplicação do cebolão do carro é diretamente no sistema de arrefecimento. Ele controla se o eletro-ventilador vai ligar ou desligar, e em qual velocidade. Esse eletro-ventilador é que resfria o radiador, que resfria a água, que resfria o motor.
Se o sensor não estiver funcionando apropriadamente, a ventoinha não será acionada ou se acionará direto porque ele não saberá que a temperatura está suficientemente quente para requerer a ativação, o que pode levar ao superaquecimento. O sensor está geralmente localizado na tampa do termostato do carro.
faz o teste do cebolao, tira a tomada que pega no radiador (no cebolao). se o teu carro tiver ar, a tomada tem 3 pinos, se nao tiver, tem dois. liga uma ponta do fio na parte da tomada que e chanfrada, e a outra ponta na outra extremidade.
Para testar o seu funcionamento, o passo seguinte é estimular a variação de temperatura (fato observável) e esperar variação na medição elétrica compatível com o funcionamento, ou seja, como se trata de um NTC um aumento de temperatura deverá ser acompanhado de uma redução da tensão elétrica medida.
Porém, ela não deve ficar funcionando o tempo inteiro, o normal é ela funcionar quando o veículo está parado ou em velocidade lenta ou, também, quando ocorre um superaquecimento no motor. ...
Para trocar a ventoinha o mecânico deverá fazer o seguinte procedimento:
Remova o ventilador para o conserto de ventoinha Geralmente existem quatro parafusos na maioria dos radiadores: dois em cima da ventoinha e dois abaixo. Depois que os parafusos forem removidos, você poderá retirá-la. Tenha cuidado e puxe-o lentamente, pois está conectado a um fio na parte inferior do ventilador.
como fazer uma ligação direta na ventoinha pra poder chegar ao seu destino. COMPLETE A ÁGUA -Antes de tudo sempre que for dar uma saida mesmo que em curto percurso, dá uma olhada no seu reservatório de água, veja se não esta baixando com mais freqüência que o normal.
Com um multimetro em escala DC (Corrente Continua) coloque uma ponta no parafuso do interruptor da porta e a outra toque em 1 desses, a chave de ignição deve estar no 1º toque ou com o carro ligado.
Comece conectando o cabo vermelho ao polo positivo (+) de cada bateria. Depois, ligue o cabo preto, negativo, com o polo negativo (-) de bateria. Após conectar corretamente os cabos, dê partida no carro bom, espere alguns minutos e dê a partida no carro com a bateria ruim.