Forma-se nas células intestinais a partir dos lipídios que absorvemos e cai no sistema linfático que chega ao ducto torácico, indo dai pra corrente circulatória. É uma estrutura esférica formada nos enterócitos (epitélio do intestino) depois da ingestão de gordura.
Os quilomícrons são as lipoproteínas que trans- portam na circulação os lípides da dieta absorvi- dos pelo intestino delgado após o intenso processo de hidrólise dos triglicérides, fosfolípides e do co- lesterol, que ocorre na luz intestinal sob catálise de lipases de origem pancreática.
As lipoproteínas são moléculas formadas por lipídios e proteínas. Sua função é transportar, principalmente, o colesterol e os triglicérides pelo plasma sanguíneo.
O que é a lipoproteína (a)? Ou seja, é um tipo de LDL em que há adição de outra molécula, a apo(a), que lhe confere diferentes características e funções.
A estrutura básica das lipoproteínas é idêntica, variando somente de tamanho e proporção entre os seus componentes. A fração proteica é composta por apoproteínas, enquanto que a parte lipídica é formada por colesterol, triglicerídeos e fosfoglicerídeos.
Parte proteica de uma proteína sem sua parte funcional não proteica. Por exemplo, a apotransferrina e o ferro formam a transferrina; a apoceruloplasmina se liga ao cobre para formar ceruloplasmina; apolipoproteínas ligadas a lipídios formam lipoproteínas.