verbo transitivo direto e bitransitivo Transmitir conhecimento sobre alguma coisa a alguém; lecionar: ensinar inglês a brasileiros. [Por Extensão] Dar instruções sobre alguma coisa a alguém; instruir: o pintor deve ensinar sua técnica aos estudantes.
1 Transmitir a alguém conhecimentos sobre alguma coisa ou sobre como fazer algo; doutrinar, lecionar: A jovem universitária ensina matemática em casa. Ele ensina inglês aos netos. 2 Dar lições a; educar, instruir: A vida ensina muita coisa.
“Ensin” é o radical.
Indicativo
As 7 melhores dicas da internet para fazer a conjugação verbal sem estresse!
Resposta. No plural fica: "As professoras ensinam o plural".
Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular. Em alguns tempos verbais, o radical faz- transforma-se em fiz-, em faç- ou em far-: eles fizeram, que ele faça, eu farei,... Apresenta-se com o verbo impessoal, sendo conjugado apenas na 3.
O verbo ser, originado nos latinos esse e sedere, apresenta os radicais com s- (presente: somos, p. ex.), com er- (era, etc.) e com f- (fui, fora, etc.), que assentam no verbo esse, bem como com se-, de sedere (p. ex., seja, serei ou seria).
Radical. O radical é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical. And- é o radical do verbo andar. Escrev- é o radical do verbo escrever.
E o elemento mais pequeno de todas estas palavras indicativo daquele sentimento que todos conhecemos é amor. Este é o radical de todas estas palavras, chamado assim em vez de morfema lexical. Note-se que radical não é o mesmo que raiz. A raiz de todas estas palavras é am-.
O radical é a parte menos variável do verbo, apresentando o seu significado lexical. And- é o radical do verbo andar. Com- é o radical do verbo comer.
O que é o radical?
O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva). Vejamos as flexões verbais separadamente: Não pare agora...
A vogal temática liga o radical (morfema que contém o significado básico da palavra) às desinências (elementos terminais indicativos das flexões das palavras) formadores das palavras, constituindo o tema. Na Língua Portuguesa, os verbos (ações) e os substantivos (nomes) apresentam vogais temáticas.
2. O morfema agregado ao radical da palavra "renasce" e "remorre" foi "-re". O morfema -re é classificado como prefixo, pois foi colocado antes do radical, alterando o sentido da palavra.
No português, os principais processos para formar palavras novas são dois: derivação e composição. Não pare agora... ... É a formação de palavras a partir da anexação de afixos à palavra primitiva. Exemplos: inútil = prefixo in + radical útil.
Resposta. Processo de formação por aglutinação -> PERNA + LONGO = PERNILONGO.