Ácidos e bases fortes têm alto grau de ionização; portanto, não modificam fortemente o pH do meio, e ácidos e bases fracas têm baixo grau de ionização, por isso, promovem grandes alterações no valor de pH. ...
Os sais podem se classificar em ácidos, básicos, neutros, mistos ou hidratados. O que irá determinar sua natureza é a forma como apresenta seus íons.
Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O).
Os óxidos anfóteros são óxidos que possuem um comportamento ambíguo, pois frente a um ácido eles se comportam como um óxido básico; e na presença de uma base se comportam como óxidos ácidos. Tanto a base como o ácido com o qual os óxidos anfóteros reagem devem ser fortes, com caráter químico bem pronunciado.
Base é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH- (Hidróxido). ... Uma das características das bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação. Da mesma forma que os ácidos, as bases também conduzem corrente elétrica quando dissolvidas em água.
Algumas das principais propriedades das bases são: Formam soluções eletrolíticas (que conduzem eletricidade); Reagem com os ácidos por meio de reações de neutralização e geram um sal e água como produtos; Atuam sobre a cor dos indicadores ácido-base.
Exemplos de Bases
Entre as aplicações das bases no cotidiano, temos: a soda cáustica usada na produção de sabões, o amoníaco, em produtos de limpeza; e o leite de magnésia usado como antiácido.
As bases inorgânicas são substâncias muito encontradas em nosso cotidiano e estão presentes desde os produtos de higiene e limpeza até os medicamentos. Possuem sempre hidroxila (OH) em sua estrutura, sendo este o único ânion presente. ... Exemplo: Ca(OH)
2)São Exemplos de Bases, EXCETO: * a) NaOH + H2O ↔ Na+ + OH- b) Mg(OH)2 + H2O ↔ Mg2+ + 2OH- c) Al(OH)3 + H2O ↔ Al3+ + 3OH- d) ZnO + HCl → ZnCl2 + H2O
Uma base para ser considerada praticamente insolúvel em água não pode pertencer às famílias IA e IIA da Tabela Periódica (com exceção do magnésio) e nem possuir o grupo amônio (NH4+).
O grau de dissociação do hidróxido de sódio (NaOH) é igual a 95% a 18ºC, sendo um composto iônico por natureza. Exemplos de bases fracas: O hidróxido de amônio (NH4OH) e as bases dos demais metais (das famílias 13, 14 e 15).
Nomenclatura usual das bases Na regra de nomenclatura usual para as bases, o termo oso será utilizado para o caso de a base apresentar o cátion de menor carga, e o termo ico será utilizado para o caso de cátion de maior carga. Exemplo: Hidróxido de ferro II [Fe(OH)2] e Hidróxido de ferro III [Fe(OH)3].
A nomenclatura das bases que possuem o cátion com somente uma valência é realizada escrevendo-se a palavra “hidróxido de” e o nome do cátion. As bases são compostos inorgânicos que, em meio aquoso, liberam como único ânion o hidróxido (OH-), e seus cátions variam, sendo, geralmente, metais.
Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base. Quanto mais inferior à 7,0 o ácido for, mais forte ele é. Nas bases, quanto mais alto o valor do pH, mais forte ela será.