A ventilação mecânica (VM) se faz através da utilização de aparelhos que, intermitentemente, insuflam as vias respiratórias com volumes de ar (volume corrente - VT).
3.
Modos Ventilatórios Convencionais
Principais indicações da Ventilação Mecânica doenças neuromusculares; resistência aumentada das vias aéreas ou obstrução grave; aumento excessivo do trabalho respiratório com risco de fadiga; necessidade de sedação profunda, como em procedimentos cirúrgicos, por exemplo.
Para ser considerado sucesso deve-se observar uma diminuição da frequência respiratória, aumento do volume corrente, melhora do nível de consciência, diminuição ou cessação de uso de musculatura acessória, aumento da pressão arterial de oxigênio (PaO2) e/ou da saturação de oxigênio (SatO2) e diminuição da pressão ...
Recomendação - Escolher uma interface adequada, a que melhor se adapte à face do paciente, visando à melhor eficiência clínica. Recomendação - Utilizar interfaces sem compressão nasal se o tempo estimado de VNI for >24 a 48 horas.
A ventilação não-invasiva, mais conhecida como VNI, consiste em um método para ajudar na respiração de uma pessoa, através de aparelhos que não são introduzidos no sistema respiratório, como é o caso da entubação que precisa de ventilação mecânica, também chamada de respiração por aparelhos.
Recomendação: VNI deve ser utilizada como tratamento de primeira escolha para pacientes com agudização da DPOC, especialmente para aqueles pacientes com exacerbação grave, caracterizada pela presença de acidose respiratória (pH < 7,35) que persiste a despeito de tratamento médico máximo associado a oxigenoterapia ...
As vantagens teóricas de aumentar a ventilação alveolar sem uma via aérea artificial incluem: evitar as complicações associadas com o tubo endotraqueal, melhorar o conforto do paciente, preservar os mecanismos de defesa das vias aéreas e preservar a linguagem e a deglutição.
Entre os efeitos clínicos da VMNI destacam-se: Reversão da hipoxemia; Reversão da acidose respiratória; Redução do desconforto respiratório e/ou do trabalho muscular; Prevenção ou reversão da fadiga muscular; Prevenção ou tratamento de atelectasias; Redução da necessidade de sedação, anestesia ou bloqueio neuromuscular ...
São contra-indicações absolutas à ventilação não-invasiva, EXCETO: a) Arritmias Cardíacas.
5.
A VNI está indicada para os pacientes em insuficiência respiratória cujos os sinais e sintomas clínicos estejam presentes, como : taquipnéia, dispnéia, desaturação, hipoxemia, retenção de dióxido de carbono, aumento de trabalho muscular respiratório e diminuição do volume corrente(5).
O tratamento mais comum para pacientes com apneia obstrutiva do sono é realizado com o uso do aparelho CPAP ou BiPAP. ... A sigla IPAP significa Pressão positiva inspiratória nas vias respiratórias, é a pressão administrada para auxiliar o paciente durante a inalação.
Em tal modalidade, o suporte fornecido ao paciente seria maior que na CPAP. A VNI fornece suporte respiratório sem intubação, minimizando assim a ocorrência de infecções hospitalares, tais como sinusite e pneumonia10. Os pacientes podem falar, comer ou beber enquanto estiverem sob a VNI.
Há uma grande diferença entre as máquinas CPAP e BiPAP. As máquinas de CPAP são configuradas com uma única pressão, enquanto as máquinas BiPAP são programadas com duas pressões distintas, uma para inalar e outra para expirar.
Para quem busca conforto, o CPAP automático AirSense 10 AutoSet com Umidificador, da ResMed, é um dos mais indicados! Uma das vantagens é que o dispositivo foi projetado com um umidificador integrado, que torna a terapia mais confortável e evita sintomas colaterais do tratamento, como ressecamento e congestão nasal.
O desmame é a retirada gradual ou abrupta do suporte ventilatório mecânico. Já a extubação é a retirada do tubo endotraqueal.
Teste de Respiração Espontânea (TRE) O TRE tem duração de 30 a 120 minutos e consiste em colocar o paciente em Tubo em T (com fonte de oxigênio) ou ventilação com pressão de suporte (PSV) de 5 a 7 cm de H2O ou em pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) de 5cm de H2O.
Frequência Respiratória 1. Mantenha os dedos sobre a artéria carotídea; 2. Conte o número de incursões respiratórias, observando a elevação e o abaixamento da caixa torácica; 3. Avalie a frequência: conte o numero de incursões em 30 segundos e multiplique por 2.
Os pacientes em desmame devem ser monitorados de forma contínua quanto às variáveis clínicas, às alterações na troca gasosa e às variáveis hemodinâmicas. (Quadro 1). A avaliação contínua e próxima é fundamental para identificar precocemente sinais de intolerância e mecanismos de falência respiratória.
Definições. O termo desmame refere-se ao processo de transição da ventilação artificial para a espontânea, nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 horas. Extubação é a retirada da via aérea artificial.