Os anelídeos apresentam um sistema nervoso que é formado um par de gânglios cerebrais, também chamados de cérebro, e conectivos para um ou dois cordões nervosos que se estendem por todo o comprimento do corpo do animal. Em cada segmento, observa-se a presença de gânglios nervosos e nervos laterais.
As cerdas são estruturas quitinosas que auxiliam no deslocamento dos anelídeos.
Os anelídeos são animais pertencentes ao filo Annelida e que possuem o corpo alongado e cilíndrico com inúmeros anéis dispostos em sequência, o que justifica o nome do filo.
Resposta. Resposta: Assim como as minhocas, fazem respiração cutânea. As minhocas (que fazem parte dos anelídeos) se alimentam de folhas caidas e de outros restos orgânicos misturados ao solos.
Os anelídeos são animais pluricelulares e são considerados vermes complexos devido a sua estrutura corporal ser semelhante aos vermes. Porém suas diferenças que os torna vermes mais complexos são a presença de sistema circulatório e sistema digestivo completo.
Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. O filo Annelida apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.
Os anelídeos se organizam dentro do filo Annelida do Reino Animal, que agrupa os organismos segmentados e portadores de metâmeros, porções essenciais nas quais o corpo de um indivíduo é, didaticamente, dividido. ... Suas principais representantes são as minhocas e as sanguessugas.