Como Se Livrar Da Culpa Do Arrependimento?

Como se livrar da culpa do arrependimento

Sentimento de culpa é aquela típica emoção que enfrentamos ao longo da vida, seja em coisas pequenas, como: colar em um teste da escola ou comer mais do que devia, até mais graves, como: cometer erros com alguém e ter que lidar com isso.

Digamos que você largou a faculdade para trabalhar para poder comprar um carro mais rapidamente. Agora você acredita que obter aquele diploma universitário teria sido uma escolha melhor. Talvez você esteja arrependido dessa decisão e sinta que não está no mesmo nível de seus colegas.

Aumente a sua qualidade de vida

Além disso, ficamos constantemente nos cobrando e nos sentindo desmerecedores de qualquer afeto e, dependendo, até do perdão.

Algo muito simples para resolver isso é a própria terapia, que vai diminuir as ideias de culpa e, ao mesmo tempo, todas as ansiedades causadas por elas.

Para lidar com a perda do pai no decorrer das décadas,  Paola, que é escritora e presidente-executiva de uma empresa de informática, forçou-se a trabalhar muito e a aproveitar bem a vida para que ele se orgulhasse. “Construí minha vida sobre sua ausência. Meu desejo de viver intensamente e ter sucesso na vida nasceu quando ele morreu”, conta ela.

Aprenda mais sobre como os arrependimentos são prejudiciais, seu lado positivo, quais são nossos arrependimentos mais intensos, como parar de pensar sobre e maneiras de superá-los e seguir em frente.

Aprenda mais sobre como os arrependimentos são prejudiciais, seu lado positivo, quais são nossos arrependimentos mais intensos, como parar de pensar sobre e maneiras de superá-los e seguir em frente.

Outra coisa importante a lembrar é que você não pode mudar o passado. Não adianta se sentir culpado ou arrependido por algo que você já fez. O que você pode fazer é aprender com seus erros e se comprometer a não cometer o mesmo erro no futuro.

Se você está se arrependendo de algo do seu passado, saiba que não está sozinho em se sentir assim. Todo mundo tem algo (ou muitas coisas) de que se arrepende. No entanto, existem maneiras de curar e seguir em frente, mostrando-se compreensivo. Se for muito difícil, peça a ajuda de um profissional de saúde mental. Um terapeuta pode ajudá-lo a administrar os sentimentos de arrependimento para que eles não o impeçam mais.

A pesquisa também mostrou que a causa mais comum de arrependimento são as oportunidades perdidas. Ou seja, as pessoas tendem a fantasiar com os benefícios que acreditam ter perdido, mas ignoram as desvantagens que surgiriam naturalmente. Nunca conseguiu aquela promoção? Provavelmente você pensa no aumento perdido sem considerar o estresse que o cargo traria. Por isso, em vez de imaginar uma realidade alternativa, concentre-se no que há de bom na sua vida. 

Porque sentimos culpa?

Um profissional capacitado poderá te guiar em sessões do seu desejo, te ajudando a desenrolar pensamentos, dúvidas e inseguranças que possam estar colaborando para o cenário de culpa.

Imagine sentir-se um fardo, como se estar com aquela pessoa fosse algo muito difícil para ela e que você fosse uma espécie de obrigação sentimental diária… Deve ser péssimo se relacionar assim, né?

História real

História real

Isso pode ser descoberto através de várias práticas emocionais, que certamente vão exigir um pouco mais da sua atenção, mas te trarão respostas eficientes e muito importantes.

Ou você se lembra muito bem da situação, mas não sabe como superar o arrependimento. Estudos de imagem revelam que, quando o sentimos, o aumento da atividade ocorre em uma área do cérebro chamada córtex orbitofrontal medial e pode ter efeitos adversos em sua mente.

«Um dos exercícios mais poderosos para avaliar o seu nível de culpa é tomar consciência de quantos “eu devia” usou ao longo do dia»

Tem participado em conferências internacionais e conferências de psicologia, dá palestras e workshops em associações, escolas e organizações. Atualmente é diretora web de La Mente es Maravillosa, colabora com o Laboratório de Neurociências e Ciências Sociais (LINCS) da Escuela sistémica Argentina e da Universidade de Flores e com várias mídias como Canal Sur Radio, Cadena Ser e Canal Extremadura, revistas como Mujerhoy, Objetivo Bienestar e Mente Sana e outras mídias digitais como El Huffington Post , ABC Bienestar , Psicoactiva e El Periódico Extremadura.

A questão é que a vida corre somente em uma direção e, infelizmente, precisamos aprender a lidar com o seu fluxo durante o processo: sem aprender a teoria antes.

Como se perdoar?

Por exemplo, a terapia cognitivo-comportamental pode ajudá-lo a interromper os padrões de pensamento negativo relacionados ao arrependimento. Isso pode ajudá-lo a aprender como criar comportamentos mais positivos.

“Hoje você pode ter informações diferentes das que tinha na época. Se quiser usar o arrependimento de forma produtiva, pergunte-se: ‘Dado o que eu sabia na época, teria feito algo diferente? O quê?’”

Qual é o primeiro passo para o arrependimento?

O primeiro passo para utilizar o arrependimento como aprendizado é repensar suas atitudes. Se existe algo que fez e que ficou mal resolvido ou teve consequências negativas, pense a respeito disso.

Como pedir desculpas para a ficante?

Me perdoe, não posso viver longe de você, meu amor! Aceite um beijo cheio de amor e carregue as mais sinceras desculpas. De coração peço desculpas e com toda sinceridade prometo mudar se você conseguir me perdoar. Se eu disse algo ou fiz alguma coisa que te deixou magoado, do fundo do meu coração, te peço desculpas!