Significado de Xereta substantivo masculino e feminino Quem se intromete na vida de outras pessoas ou dá palpite no que não lhe diz respeito; bisbilhoteiro, intrometido.
A forma correta de escrita da palavra é xarope, com x inicial. A palavra charope, com ch inicial, está errada. Enquanto substantivo masculino, xarope se refere a um tipo de remédio líquido, viscoso e açucarado.
Em sentido figurado, uma pessoa xarope é muito chata, cansativa, melosa e que geralmente reclama de tudo. O xarope é aquele indivíduo que não é bem visto pelos amigos, mas ele insiste que todos gostam dele.
O termo xarope é derivado da palavra árabe “sharab” que significa bebida ou poção.
Para fazer o xarope, é preciso extrair antes a seiva, através de um sistema rudimentar, em que o tronco do bordo é perfurado e, no buraco, é colocado um cano, por meio do qual a seiva líquida escorre para um recipiente. Após a colheita, ferve-se a seiva até que quase toda a água evapore.
Para tratar a tosse com muco, os xaropes expectorantes podem ser utilizados. O xarope irrita a mucosa, que acaba estimulando as glândulas do aparelho respiratório a produzirem ainda mais catarro. Essa maior quantidade da substância facilita seu transporte pelas células ciliares e pela tosse em direção à garganta.
A função do Xarope Simples é a de substituir as colheres de açúcar na hora da preparação de um coquetel (caipirinha, por exemplo), porque o xarope já tem o açúcar totalmente dissolvido.
Ingrediente fundamental de boa parte dos cocktails, o açúcar, na mixologia, é quase sempre adicionado na forma de calda. Nas receitas internacionais, é conhecido como Simple Syrup ou Sugar Syrup, o que podemos traduzir como Xarope de Açúcar.
Xaropes são preparações aquosas concentradas de açúcar ou um substituto, com ou sem adição de fármacos ou flavorizantes. ... A função da sacarose no xarope é promover a estabilidade microbiana, com a concentração próxima à saturação máxima; sabor mais doce e mais viscoso; aporte calórico.
O xarope de açúcar cobre a fruta e fisicamente a protege de ressecar e de escurecer. O açúcar também é usado como preservativo na fabricação de compotas. Ligando-se à água disponível, o açúcar previne contra o crescimento de bacté- rias prejudiciais.
O açúcar comum, conhecido como sacarose, quando aquecido na presença de água passa por um processo chamado hidrólise: quebra da sacarose em dois açúcares que formam a sua molécula (glicose e frutose). Quando esta reação ocorre com a adição de um ácido, surge uma espécie de xarope que foi batizado de açúcar invertido.
Este açúcar é vastamente utilizado na fabricação de balas e biscoitos. A aplicação em balas previne a cristalização do açúcar (fator desagradável que dá ao produto a consistência arenosa e seca). A função do açúcar invertido em biscoitos é proporcionar ao produto maciez e coloração caramelada.
O açúcar é um daqueles ingredientes básicos que temos na cozinha. Afinal, muitas receitas contam com ele para adoçar ou até mesmo equilibrar o sabor — inclusive os pratos salgados, como uma massa de pizza ou um delicioso molho de tomate caseiro.
O consumo excessivo de açúcar pode tornar o organismo resistente à insulina, que controla a entrada de açúcar nas células. Se a produção de insulina for insuficiente, o açúcar acaba retido na corrente sanguínea, acarretando uma série de complicações. Entre elas, a diabetes.
O açúcar funciona como um poderoso esfoliante capilar e, por esse motivo, promove fios mais brilhantes, macios, alinhados e com menor quantidade de frizz. Ah, e se você está com o cabelo danificado, saiba que o açúcar também ajuda a recuperar os fios que apresentam alta porosidade, vale a pena experimentar!
O açúcar orgânico, também de coloração escura, é mais saudável que o refinado por utilizar uma cana sem agrotóxicos e nenhum aditivo químico. Tanto o melado quanto o orgânico são menos saudáveis que o demerara e mascavo.
Açúcar mascavo também é mais nutritivo que o demerara Por conta disso, o açúcar demerara acaba sendo considerado uma opção "menos natural" que o mascavo - apesar de também fornecer vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes.
O mascavo é fonte de nutrientes, como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, ferro, manganês, zinco e vitaminas A, B1, B12, B5, C, D e E. Já o demerara, é fonte de cálcio, ferro, potássio, vitaminas do complexo B, cobre, magnésio e fósforo. Além disso, não tem tantas calorias como os outros.
Confira agora 8 opções saudáveis para substituir o açúcar em sua dieta
Veja a seguir 10 alternativas naturais para trocar o açúcar e ter mais saúde sem perder o sabor doce dos alimentos.
Chama-se açúcar de bétula e promete ser o segredo para uma vida mais saudável e com menos peso. Rico em xilitol, este açúcar não só não engorda - ao contrário do que acontece com o açúcar que tradicionalmente usamos -, como também promove uma maior sensação de saciedade.
7 substitutos para o açucar refinado
Mel. O mel todo mundo já conhece, ele é 100% natural e é uma boa forma de substituir o açúcar. Mas cuidado com a quantidade, o mel é natural mas também é bastante calórico, não exagere!
Os Substitutos Do Xarope De Bordo Alguns tipos especiais, com o mel de trigo e o mel de acácia são os mais recomendados para substituir, mais fielmente, o xarope de bordo.
“Dê preferência para um açúcar orgânico, o mascavo ou o demerara, pois além de preservarem mais suas vitaminas eles possuem índice glicêmico mais baixo, evitando o acúmulo de gordura e aumento da glicose sanguínea”, explica a nutricionista.