As fraturas da cabeça do radio são lesões frequentes e quando deslocadas precisam de tratamento cirúrgico, geralmente com a fixação de parafusos de compressão sem cabeça (tipo Herbert). A principal complicação após fratura da cabeça do rádio é a rigidez articular (perda de movimento).
O tratamento não cirúrgico, como o uso de uma tipóia, gesso ou tala, geralmente é usado quando os ossos estão com baixo risco de desviarem, quando a posição dos ossos está adequada. A idade também é um fator importante no tratamento de fraturas no cotovelo.
No caso da luxação, o ideal é ir diretamente a um hospital ou pronto-socorro. O tratamento inicial consiste em manter o local mobilizado, pois a movimentação pode causar danos ainda maiores. Além disso, indica-se a aplicação de gelo para diminuir as dores e inchaços.
O que fazer em caso de luxação da articulação
A luxação é o deslocamento das extremidades dos ossos que compõem uma articulação, provocando dor intensa, limitação nos movimentos, inchaços e hematomas. Luxação é o deslocamento repentino, parcial ou completo, das extremidades dos ossos que compõem uma articulação.