Dor abdominal, náuseas, diarreia, perda de peso ou prisão de ventre são os sintomas de teníase mais frequentes. As crianças costumam ser mais sintomáticas que os adultos. Alguns pacientes parasitados podem passar anos sem saber que estão com solitária, até que, um dia, notam a presença das proglotes nas suas fezes.
A infecção por Taenia solium (teníase) é uma infecção intestinal por tênias adultas provenientes da ingestão de carne de porco contaminada. Cisticercose é a infecção causada pelas larvas de T. solium, que se desenvolve depois da ingestão de ovos excretados nas fezes humanas.
Como tirar berne A principal forma de eliminar as larvas é por asfixia. Esse tratamento costuma ser iniciado pelo fechamento da ferida, usualmente feito com vaselina. Dessa forma, impede-se que a larva respire. Depois disso, a criatura é extraída com a utilização de pinça.
É importante frisar que uma pessoa com essa doença não deve nunca tentar espremer o berne, pois pode ocasionar a morte do parasita sem que ocorra a extração. Se notar qualquer alteração na pele, como as descritas no texto, procure imediatamente seu dermatologista.
A berne em humanos surge quando a larva da mosca entra debaixo da pele, através de feridas ou arranhões, causando o surgimento de uma ferida na pele que pode coçar, provocar dor ou inchaço e vermelhidão na pele.
Entenda a doença As larvas que infestaram a cabeça do pedreiro Evaldo Araújo Chaves são conhecidas popularmente como bernes ou "bicheira". Trata-se de uma infestação parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem o tecido cutâneo ou orifícios naturais (olhos, nariz, ouvidos, vagina etc.)