Além de inchaço da região abdominal, pode haver desconforto e dificuldade para respirar, dependendo da gravidade do estômago alto, além de má digestão, mal estar e aumento do risco de inflamações no intestino.
A sensação de estômago inchado pode estar relacionado com vários fatores, mas principalmente com a má digestão, intolerância a alguns alimentos e excesso de gases. No entanto, o inchaço do estômago pode indicar infecções por parasitas ou bactérias, como a H. pylori, por exemplo, devendo ser tratada.
Quando a pessoa ingere, refeição após refeição, quantidades muito grandes de alimentos, o estômago não tem tempo de voltar ao seu tamanho após a digestão e vai ficando dilatado, permitindo que se consiga comer mais.
Alimentos que contém certos ingredientes, como lactose, açúcar adicionado ou fibras, que são difíceis de digerir por algumas pessoas, também pode causar inchaço. Quando essas substâncias passam para o cólon, as bactérias se alimentam delas. Esse processo produz as bolhas de gás que fazem seu estômago inchar.
Os barulhos na barriga são normais principalmente após uma refeição, pois os paredes do intestino contraem para facilitar a passagem do alimento e favorecer a digestão. Esses barulhos podem aparecer enquanto a pessoa está acordada ou até mesmo durante o sono, além de poderem ser ou não escutados.
Confira uma lista de alimentos que devem ser consumidos não apenas para combater a distensão abdominal mas sim regularmente, para prevenir esse problema.
Como acabar com a barriga inchada: