Principais sintomas da catapora
As principais complicações da catapora, nos casos severos ou tratados inadequadamente, são:
A varicela começa habitualmente com a febre. Um ou dois dias mais tarde, a criança começa a ter uma erupção cutânea caracterizada por pontos vermelhos e que poderá causar muita comichão. Em breve, os pontos vermelhos transformam-se em borbulhas cheias de líquido.
Catapora é uma doença infecciosa altamente contagiosa, causada por um vírus. Antes da vacina, era uma das enfermidades mais comuns da infância. Catapora (ou varicela) é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zóster.
A catapora é provocada pelo vírus da varicela zóster (herpes-vírus humano tipo 3); catapora é a fase invasiva aguda da infecção, e herpes-zóster (cobreiro) representa a reativação clínica da fase latente. A catapora é mais contagiosa durante o pródromo e as fases iniciais da erupção.
No início, os primeiros sintomas costumam ser febre baixa, por volta de 38ºC, e o surgimento de várias pequenas bolhas na parte lateral do abdômen. Após o primeiro dia, estas bolhas se espalham e passam a surgir no rosto, no couro cabeludo, nas pernas e nos baços, onde aparecem em menor quantidade.
Alguns bons remédios caseiros para catapora são o chá de camomila e salsinha, assim como o banho com chá de arnica ou a pomada natural de arnica, pois ajudam a combater a coceira e facilitar a cicatrização da pele.
Passar um creme ou pomada calmante, de preferência sem perfume, para aliviar a coceira, que tenha calamina, talco mentolado ou pasta d'água na composição; Tomar um banho com água ligeiramente morna, adicionando um pouco de aveia; Usar roupas em algodão, de preferência.
A maior parte das pessoas só pega sarampo uma vez na vida, porque após a infecção o sistema imune cria anticorpos que são capazes de eliminar o vírus da próxima vez que entrar em contato com o corpo, sem que exista tempo de surgirem sintomas.
Todas as lesões na pele deixam cicatrizes. Mito! Geralmente as marcas somem com o tempo, mas se coçar as lesões ou ficar exposta ao sol, elas podem deixar cicatrizes.
O período entre o contato com o vírus e o aparecimento dos sintomas é de 4 a 16 dias e a transmissão se dá entre 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até cerca de 6 dias depois, quando todas as lesões normalmente se encontram na fase de crosta.
As manchinhas da catapora devem sair em aproximadamente 1 mês, mas em alguns casos esta mancha pode virar uma cicatriz e esta deverá ser permanente, mas apesar disso elas poderão ser retiradas com o uso de equipamentos estéticos, como o laser, por exemplo. Confira outras opções para combater a coceira da catapora.
Manchas na pele: 10 truques e remédios naturais