Quando Surgiu O Conceito De Logstica Reversa?

Quando surgiu o conceito de logstica reversa

Com a Revolução Industrial, no século XVIII, a produção em massa de bens de consumo gerou uma quantidade cada vez maior de resíduos, o que levou à criação de soluções como a reciclagem e a compostagem.

Etapas da logística reversa

No sistema, você ainda monitora o seu fluxo de caixa, controla a parte comercial, faz sua conciliação bancária, organiza seus contratos e orçamentos e emite inúmeros relatórios para tomar decisões mais assertivas para evoluir com o seu negócio.

Já na Logística Reversa pós-consumo, o produto foi adquirido, utilizado e descartado pelo consumidor, pelo término de sua vida útil. Da mesma forma que no pós-venda, a empresa deve se preparar para receber os itens e dar-lhes o devido encaminhamento, que pode ser a reutilização para retorno ao ciclo produtivo, a reciclagem ou o desmanche seguido pela destinação ambiental adequada.

Quer entender melhor o que nós queremos dizer com isso? Confira abaixo todos os benefícios que a Conta Azul pode agregar à logística reversa da sua pequena empresa.

Entenda como a logística reversa pode trazer benefícios e criar negócios sustentáveis

Entenda como a logística reversa pode trazer benefícios e criar negócios sustentáveis

A logística reversa 4.0 utiliza ferramentas como a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial e a automação para otimizar processos de coleta, triagem e reciclagem de materiais. 

Para os casos de logística reversa pós-consumo foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/10, que dispõe princípios, objetivos e instrumentos relacionados com o manejo de resíduos sólidos, bem como as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento desse material, entre outros aspectos.

Qual o objetivo da logística reversa?

O avanço tecnológico acelerou a introdução de novos produtos no mercado, levando a maiores condições de consumo e ao crescimento do descarte de produtos usados, aumentando o lixo urbano. Isto ocorre porque os canais reversos de distribuição, normalmente, não estão estruturados, havendo desequilíbrio entre as quantidades de material descartado e reaproveitado.

Nesta classificação o produto retorna à cadeia de distribuição antes de ter sido usado pelo consumidor ou em casos de pouco uso (pela identificação de defeito ou por algum erro no processamento do pedido, por exemplo). Para isso a empresa precisa planejar o recebimento e encaminhamento dos itens, estabelecendo meios de controle do fluxo físico e das informações logísticas. Muitas vezes, o produto pode passar por melhorias, manutenções e reparos e voltar a ser comercializado.

Ela surgiu como uma resposta aos impactos ambientais e econômicos gerados pelo descarte inadequado de produtos e materiais, e evoluiu ao longo das últimas décadas com a adoção de novas tecnologias e práticas.

Créditos

Créditos

Por isso, é importante que a empresa tenha um sistema de gestão de estoque eficiente e utilize ferramentas de previsão de demanda e controle de inventário para garantir que o estoque esteja sempre ajustado à demanda da logística reversa. Dessa forma, a empresa pode garantir uma gestão eficiente da logística reversa e maximizar seus benefícios econômicos e ambientais.

A logística reversa é o conjunto de procedimentos e ações para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, a fim de reaproveitar ou destinar de forma correta os resíduos sólidos e descartes de embalagens.

Branded contents

A logística reversa é uma prática cada vez mais importante para as empresas e para a sociedade em geral. Ela envolve o gerenciamento cuidadoso do fluxo de materiais e produtos de volta ao sistema de produção, com o objetivo de reduzir custos, melhorar a eficiência, reduzir o impacto ambiental e atender às exigências regulatórias.

A logística reversa tem se tornado cada dia mais importante para as empresas, uma vez que as mercadorias devolvidas oferecem oportunidades para recuperação do valor, bem como economias de custo em potencial.

O conceito de logística reversa é aplicado a diversos setores, incluindo o industrial, o comercial, o de serviços e o público. Ela se tornou cada vez mais importante nas últimas décadas, devido às crescentes preocupações com a sustentabilidade e com a redução do impacto ambiental das atividades humanas.

Quando surgiu a logística reversa no Brasil?

Dessa forma, órgãos públicos e empresas privadas devem promover ações de redução no volume de resíduos sólidos e rejeitos, diminuindo também os impactos à saúde humana e ao meio ambiente. É aí que aparece a logística reversa.

A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação ...

Além disso, o estoque também permite que a empresa tenha maior flexibilidade na gestão da logística reversa, pois permite ajustar a capacidade de coleta e processamento de acordo com a demanda. Dessa forma, é possível evitar atrasos na coleta e no processamento, garantindo que os produtos e materiais sejam devidamente processados e retornados ao mercado.

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos (SINIR), “a Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Esses são apenas alguns exemplos de logística reversa, que podem ser aplicados em diferentes setores e atividades. A logística pode trazer benefícios ambientais, econômicos e sociais para as empresas e a sociedade em geral.

Exemplos de Logística Reversa

Exemplos de Logística Reversa

Se o mercado é tão concorrido, uma política de logística reversa eficiente pode ser uma vantagem competitiva para a empresa.

O conceito ganhou força a partir da publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a Lei nº 12.305, em agosto de 2010. Entre as definições, ficou estabelecido um acordo setorial, incluindo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, quanto à implantação de uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

O que é logística reversa e qual a sua importância?

A logística reversa é uma área que se responsabiliza por gerenciar o fluxo físico de produtos, desde o ponto de consumo até seu local de origem. A logística reversa é uma área da logística empresarial que tem a função de gerenciar e operacionalizar o retorno de bens materiais após sua venda e consumo.

Qual é a importância da logística?

A importância da logística está em fornecer as bases para o planejamento estratégico de uma empresa. Esse fator representa um grande diferencial para permanecer competitivo no mercado de transportes. ... As suas atividades envolvem diversos departamentos, como suprimentos, comercial e finanças.

Qual é a importância da logística reversa para a sociedade a economia e o meio ambiente?

A implementação da logística reversa traz uma série de impactos positivos para o meio ambiente. Ao fazer uma eficiente gestão dos resíduos sólidos, as empresas acabam por diminuir o desperdício de recursos provenientes da natureza.

Qual a importância da logística reversa para o setor público?

A logística reversa é um instrumento instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, e se destaca como um dos meios mais determinantes para garantir o descarte correto e a reciclagem de resíduos.

Qual a relação da logística reversa e a preservação do meio ambiente?

A implementação da logística reversa traz uma série de impactos positivos para o meio ambiente, a sociedade e a economia. Ao fazer uma eficiente gestão dos resíduos sólidos, as empresas acabam por diminuir o desperdício de recursos provenientes na natureza.

Por que a logística reversa contribui para o desenvolvimento sustentável em suas vertentes económica social e ambiental?

A logística reversa é uma ferramenta para sustentabilidade, pois é um instrumento de desenvolvimento econômico e social que viabiliza a coleta e a restituição dos resíduos ao setor empresarial. ... A logística reversa demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam.

Quais os benefícios da logística reversa para o meio ambiente?

O benefício de um programa de logística reversa são o aumento da conscientização, a redução dos impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos e o aumento dos lucros com a diminuição de aquisição de matéria prima. A logística reversa esta associada ao desenvolvimento sustentável.

Quais vantagens a logística reversa pode trazer a empresa e ao meio ambiente?

Vantagem Ambiental:As empresas contribuem com a preservação do meio ambiente com a utilização da logística reversa, pois, ela busca solucionar o problema do descarte dos resíduos sólidos no meio ambiente, reduzindo a poluição e os desperdícios através da reciclagem, reutilização de materiais, recuperação de produtos e ...

Quais os pontos positivos e negativos da logística reversa?

3.

Quais são os custos e benefícios da logística reversa do ponto de vista econômico e ambiental?

A grande vantagem da logística reversa é fomentar a limpeza do meio ambiente e, embora toda empresa vise o lucro, a logística reversa trás sim esse lucro, e junto com ele, também, a melhoria na imagem da empresa junto às concorrentes e à sociedade em geral.

Qual a função da logística reversa de Pós-consumo?

A logística reversa pós-consumo é o sistema que tem ganhado força nos últimos anos, uma vez que tornou-se obrigatória para alguns setores devido à Lei Caracteriza-se pela coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.

Quais os impactos econômicos para as empresas que usam da logística reversa?

A logística reversa permite reduzir custos com o reaproveitamento dos resíduos sólidos, impactando diretamente no caixa da empresa. Além disso, essa redução de custos pode se tornar um diferencial, efetuando a venda dos produtos a preços mais acessíveis e impulsionando as vendas.

Qual a importância da logística reversa no que tange à preservação ambiental e também quanto à questão Econômico-financeira para as empresas e para a sociedade?

Resposta: A importância da logística reversa nas empresa traz o beneficio de que ela está interagindo com o meio ambiente, ela fazendo sua coleta seletica, fazendo a reciclagem, pois ela fazendo o pós-venda e seu pós-consumo além dela está ajudando o meio ambiente ela terá um ótimo retono econômico.

Como a logística reversa afeta a sociedade?

A logística reversa apresenta diversos pontos positivos para o meio ambiente e para a sociedade, já que promove uma consciência sustentável, além do consumo responsável (no caso da pós-consumo). Existem ainda benefícios para as empresas que buscam o lucro.

Como a logística reversa poderá criar uma nova relação de consumo?

A logística reversa é o procedimento que permite o consumidor retornar à empresa um produto após seu consumo, de forma que o fabricante possibilite um descarte correto. ... Existem produtos sabidamente prejudiciais à natureza, que impactam, inclusive, a saúde e a qualidade de vida do ser humano.

Como a logística reversa pode ser utilizada como ferramenta para gerar competitividade?

Uma das estratégias para a competitividade é o serviço de valor agregado. ... A logística reversa contribui decisivamente para a competitividade empresarial, pois envolve fatores de sustentabilidade, minimizando os impactos dos produtos de pós-consumo no meio ambiente (CORTEZ, 2011, p.

Como se aplica a responsabilidade compartilhada e logística reversa no cotidiano?

Aplicação no cotidiano: artesanato com produtos recicláveis. Logística Reversa: é uma forma de se aplicar a responsabilidade compartilhado. São ações que viabilizam a coleta, assim como a restituição dos resíduos de empresas, para reaproveitamento.

Quais empresas precisam implantar sistemas de logística reversa?

Empresas obrigadas a fazer logística reversa de seus resíduos

  • · Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
  • · Pilhas e baterias;
  • · Pneus;
  • · Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • · Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • · Produtos eletrônicos e seus componentes;

Onde Aplica-se a logística reversa e em quais produtos?

Quando a logística reversa pode acontecer?

  • Pós-consumo. Refere-se ao retorno de mercadorias que já foram consumidas, ou de parte delas. ...
  • Pós-venda. ...
  • E-commerce. ...
  • Pneus. ...
  • Baterias automotivas e pilhas. ...
  • Eletroeletrônicos. ...
  • Óleos lubrificantes. ...
  • Lâmpadas fluorescentes.

É a área da logística que trata genericamente do fluxo físico de produtos embalagens ou outros materiais desde o ponto de consumo até ao local de origem?

A logística inversa, conhecida também por reversível ou reversa, é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem.