Para fazer a muda é simples: coloque essa parte onde ficou a cicatriz da remoção em contato com um solo arenoso (terra e areia em proporções iguais). É só apoiar a folha na terra e não se deve enterrar, pois ela apodrece se for enterrada.
Para fazer mudas da dracena pode utilizar estacas dos ramos. Quando a planta fica muito entouceirada, retirar os ramos de dentro ou do fundo para não prejudicar o visual e utilizá-los para mudas. Pode retirar parte das folhas inferiores, limpando para poder enterrar. Colocar em recipiente com areia úmida.
Saiba onde retirar as suas! Mudas de ipê, manacá e jabuticabeira agora são distribuídas gratuitamente à população em três diferentes pontos de São Paulo: Parque Ibirapuera, na Vila Mariana, Parque do Carmo, em Itaquera, e Centro Municipal de Campismo, em Cotia.
A terra do fundo do buraco irá por cima ou ser utilizada para outros plantios e preenchimento de canteiros. Apertar o solo ao redor, fixando a muda. Regar após o plantio. Nos próximos dias sem chuvas, regar todos os dias, depois espaçar as regas, pois a murta aprecia solo mais seco.
É o caso de buxinho, nandina, viburno, podocarpo, sansão-do-campo e muitas outras espécies. Corte um galho que pareça bem formado e saudável, retire metade das folhas, deixando a parte inferior sem folha nenhuma e coloque num vidro com um dedo de água, só pra cobrir a pontinha do galho mesmo.
Demora alguns meses até a parede ficar formada, logo você deve ter paciência e ir podando regularmente para criar a forma e o visual homogêneo. Afinal de contas, não é à toa que ela é considerada uma das melhores plantas para cerca viva.
O plantio do sansão-do-campo é feito espalhando as sementes, ou partes das vagens, sobre um canteiro preparado com substrato pronto, desses vendidos em lojas de jardinagem. Cubra as sementes com o mesmo substrato, mas peneirado para que forme uma camada fina, e deixe sob meia-sombra.
Crescimento da planta: De crescimento rápido, atinge a 8 metros de altura. Em 2 anos já estarão com 4 metros de altura. Frutos: Os frutos são do tipo legume (vagem), com cerca de 9 cm de comprimento e 5 a 6 sementes.
R$ 0,36
Murta. A murta é uma planta que cresce muito rápido e é excelente para Cerca Viva. A mesma pode crescer até 5 metros e consegue se adaptar bem com a maioria dos tipos de solo e climas.
Phyllostachys edulis
Espécies e tipos de cerva viva
As plantas mais utilizadas para cerca viva de porte médio são: A maricá, jambolão, hibisco, sansão do campo, murta, cedrinho e hibisco. Uma cerca viva de hibisco necessita de um solo preparado com terra adubada a cada seis meses.
Veja abaixo 5 tipos de Cerca Viva que poderão atender a sua necessidade:
Bambus – caso a sua intenção seja formar uma barreira contra poeira e contenção de ventos e barulho, como em beira de estrada, privando sua propriedade de olhos curiosos o Bambu Gigante Verde é uma ótima opção. Podendo atingir até 12 metros de altura, essa espécie fecha grande áreas sem alastrar em até 4 meses.
Com uma trena ou fita métrica, demarque os lugares onde deseja fazer o plantio (muda por muda). Para uma cerca viva, o aconselhado é plantar 1 muda por metro (caso queira fazer um quebra-vento, a distância indicada é de 2,5/3 metro por muda).
Para se obter uma boa cerca viva defensiva com essa espécie, recomenda-se o plantio de 3 a 4 plantas/m, de preferência no início das chuvas ou em qualquer época do ano desde que não falte irrigação.
A Clusia não precisa de sol direto; se estiver ao lado de uma cortina fininha que não bloqueie muito a luz do sol ela pode ir bem, porém o ideal é que seja um ambiente muito, mas muito iluminado com no mínimo de 4 horas de luz solar. Dito isso, pode ser cultivada perfeitamente em sol pleno.
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo permeável e irrigado periodicamente nos primeiros anos após implantação. Planta tropical de altitude, aprecia o clima ameno, a umidade ambiental e não é indicado para regiões litorâneas ou de altitude menor que 600 metros.
Assim, essa madeira é utilizada na construção civil de modo geral. Em esquadrias, é utilizada em portas, venezianas e caixilhos. Na parte estrutural interna, em ripas. Ainda é bastante utilizada em lambris, molduras, guarnições e forros.
Saiba como recuperar uma planta seca
É originária da Europa. Nos primeiros três anos de vida do cedro, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem só 4 a 5 centímetros. Aos quatro anos o cedro começa a crescer 20 centímetros a cada ano e só aos 40 anos produz sementes.
A primeira aparição dos estróbilos ocorre, em geral, quando a planta tem cerca de 20 a 40 anos. É uma árvore de grande longevidade, podendo viver durante séculos. A variante conhecida como cedro-do-atlas (Cedrus atalntica (Endll.)
O cedro é uma árvore caducifólia, com altura variando entre 10 e 25m e DAP (diâmetro à altura do peito), entre 40 e 80cm. Apresenta tronco reto ou pouco tortuoso, com fuste de até 15m. A copa é alta e em forma de corimbo, o que a torna muito típica.
Significado de Cedro substantivo masculino Nome comum de diversas árvores coníferas. A madeira dessas árvores, muito empregada em carpintaria.