Plante em solo fofo e sem pedras ou as raízes poderão ficar tortas e ramificadas, especialmente para as cultivares que têm raízes compridas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, fértil, bem drenado e com pH acima de 5,5. O rabanete não precisa de solo rico em nitrogênio.
Foto de Joy Depois de utilizar as folhinhas da planta, separe cuidadosamente o bulbo, deixando ainda um pouco da parte verde. Coloque-os para enraizar em um copo com água, e troque a água diariamente. Depois que novas raízes se formarem, plante em um vasinho com terra comum de jardim, em local ensolarado.
Para plantar cenoura em sua horta orgânica, faça canteiros de 1,10 m de largura e 15 cm de altura. Depois, prepare os sulcos de 1 a 2 cm de profundidade, com distância de 20 cm de cada. Coloque as sementes de cenoura nos sulcos de maneira manual ou, se for em grande área, você pode utilizar uma plantadeira.
Coloque as cabeças de cenoura em um pote com água (não cobrir) e aguarde 15 dias. As raízes começarão a brotar folhas. Você pode preparar um vaso e plantar as cabeças de cenoura após brotarem. Isso gerará folhas ainda mais fortes.
Eu peguei as sementes nesses saquinhos de sementes. Comprei uma de rabanete e plantei na garrafa PET, criando uma pequena cova e enfiando a semente. Nos dias seguintes, reguei uma vez por dia e o rabanete começou a brotar em poucos dias.
“Uma regra simples, mas preciosa, é que o cultivo de plantas aéreas, como as folhosas, alface entre outras, que crescem sobre o solo é feito durante a fase da lua crescente e o cultivo das plantas subterrâneas como beterraba, nabo, rabanete, ou seja, que crescem sob o solo, deve ser feito durante a fase da lua ...
LUA MINGUANTE
lua nova
No restante do país o melhor momento para fazer alporquia é na estação das chuvas.
A alporquia é uma técnica de multiplicação vegetativa de plantas, utilizada em algumas espécies de plantas com as quais a estaquia não funciona bem. Na alporquia a técnica consiste em enraizar um ramo quando ele ainda está preso a planta. ... Estaquia é uma forma mais prática e rápida de multiplicação de uma planta.
A mergulhia pode ser efetuada diretamente no solo ou fora dele, isto é, no alto. A mergulhia é feita no solo, em plena terra ou em vaso, quando os ramos das espécies são flexíveis e de fácil manejo. A esses ramos dá-se o nome de mergulho e ao processo, o nome de mergulhia.
Especificamente, a mergulhia consiste em fazer um corte parcial em um ramo, dobrá-lo, prendê-lo ao solo com um grampo de metal e cobri-lo de terra. O contato da região do corte com o solo estimula o enraizamento. Quando este já é suficiente para manter a nova planta, o ramo é cortado da planta-mãe.
Para fazer a mergulhia basta enterrar os galhos na terra deixando só a pontinha do lado de fora. As raízes nascem nas bases dos galhos. Nessa fase, o importante é manter o substrato bem úmido para que ocorra o enraizamento. O substrato deve estar úmido mas não encharcado!
Página 10 - Propagação de Árvores Frutíferas