A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira. Deve ser um instrumento mestre para as ações de assistência farmacêutica no SUS.
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) define a lista de medicamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para atender as necessidades de saúde prioritárias da população brasileira.
A REMUME é a Relação municipal de medicamentos essenciais, definidas pela CFT do município utilizando a RENAME como norteador. Composição de uma COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA – Deve ser, preferentemente, multiprofissional e multidisciplinar.
A seleção se constitui em um processo de escolha de medicamentos, tendo como base critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabe- lecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), para garantir medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos no Sistema Único de Saúde (SUS), com os objetivos de racio- ...
Recebimento de medicamentos: examinar e conferir os medicamentos detalhadamente, acompanhados de suas notas fiscais, observando as informações contidas nas embalagens dos produtos, bem como seu documento de solicitação. O recebimento deve seguir a rotina descrita no manual de farmácia.
Medicamentos de segunda linha são geralmente usados quando as bactérias causadoras da tuberculose se tornaram resistentes aos medicamentos de primeira linha ou quando as pessoas não conseguirem tolerar um dos medicamentos de primeira linha.
Entre os medicamentos oferecidos, os mais conhecidos são: sinvastatina, timolol, budesonida, alendronato, carbidopa, metformina, glibenclamida, insulina, atenolol, captopril, losartana, propranolol, hidroclorotiazida e enalapril.
Munícipes podem acessar por meio do site ou pelo aplicativo para Smartphone. O Aqui tem Remédio é uma ferramenta de busca georreferenciada desenvolvida para auxiliar a população a encontrar em quais unidades do serviço público municipal de saúde se encontram os medicamentos necessários.
O “Aqui Tem Remédio” é um aplicativo que auxilia a população de São Paulo a encontrar os medicamentos mais procurados nas farmácias da rede municipal de saúde, apontando as unidades que estão mais próximas dos usuários e a rota mais curta para chegar à unidade selecionada.
Farmácia Dose Certa oferece medicamentos gratuitos à população
Você pode adquirir medicamentos pelo SUS mesmo se a receita for de um médico ou dentista particular ou de um convênio.