Ectoderma. É a camada das células que se localiza mais no exterior. Ela é a responsável pela formação da epiderme e anexos epidérmicos (unha, pelo) do sistema nervoso e das cavidades (boca, nariz, ânus).
A ectoderme origina o sistema digestivo, fígado, pâncreas e a maioria do sistema respiratório. A Ectoderme é a camada que dá origem ao sistema nervoso central e sistema nervoso periférico e ao epitélio sensorial dos órgãos sensitivos.
Localiza-se entre os outros dois folhetos, a endoderme e a ectoderme e, através de multiplicação e diferenciação celular, a mesoderme dá origem, por exemplo, ao esqueleto, músculos, sistema circulatório, excretor e reprodutor. ...
O tubo neural é, portanto, uma estrutura embrionária que no período da gestação humana origina três vesículas: mesencéfalo, prosencéfalo e romboencéfalo e as regiões do sistema nervoso que serão originadas posteriormente pela dilatação do tubo neural são a medula espinhal e o encéfalo.
Podemos dividir o sistema nervoso em duas partes: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). Fazem parte do SNC o encéfalo e a medula espinal. É nessa parte que mensagens são identificadas e as respostas são geradas.
anencéfalo