A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas. A respiração ocorre em três etapas básicas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.
A molécula ATP armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese, para consumo imediato. ... Existem enzimas especializadas no rompimento desta mesma ligação, liberando fosfato e energia, usada nos processos celulares, gerando novamente moléculas de ADP.
A corrente de transporte de elétrons forma um gradiente de prótons através da membrana mitocondrial interna, que leva à síntese do ATP via osmose química.
O que é ATP e qual é a sua função Essa fama se deve ao fato de que a função do ATP é armazenar em suas ligações químicas pequenas quantidades de energia provenientes da quebra dos alimentos. Isso significa que a molécula de adenosina trifosfato serve como um “recipiente” de armazenamento temporário de energia.
Outras possíveis causas da privação de oxigênio para o cérebro incluem hipotensão arterial , complicações anestésicas durante cirurgia, asfixia , envenenamento por monóxido de carbono , inalação de monóxido de carbono ou de fumaça, deslocar-se a grandes altitudes (acima de 2.