Como sabemos, o chocolate é obtido de uma mistura entre o cacau, açúcar e leite. A maioria das indústrias recebe a massa/manteiga de cacau já prontas e iniciam seu processo na etapa de mistura. No entanto, a fabricação do chocolate começa bem antes, quando as frutas do cacau são quebradas para a retirada as sementes.
A variedade forastero é a mais cultivada no Brasil e no mundo. O cultivo do cacaueiro é muito importante no Brasil desde o período colonial, especialmente na Bahia, o principal produtor nacional. Cultiva-se cacau também em outros estados da região Nordeste, bem como nas regiões Norte e Centro-Oeste do país.
L. O cacaueiro (Theobroma cacao) é a árvore perenifólia que dá origem ao fruto chamado cacau. Pertencente à família Malvaceae, o cacaueiro é originário da chuvosa Bacia do rio Amazonas, na América do Sul.
A plantação nacional de cacau é liderada pelo Pará e usa, principalmente, sistemas agroflorestais. A Bahia, que estava no topo desse pódio até 2017, também atua como protagonista no setor.
O cacaueiro é altamente produtivo, em regiões com clima quente, como no Nordeste do Brasil. A faixa de temperatura ideal para cultivar cacau deve permanecer entre 23°C a 25°C.
Aprenda como geminar as semente do cacau: