A principal função do timo é a maturação dos linfócitos T. Os linfócitos imaturos são produzidos na médula óssea e migram até o timo, onde amadurecem e transformam-se em linfócitos T.
O timo fica bem no centro do peito, entre os pulmões e na frente do coração – essa localização privilegiada, inclusive, fez os anatomistas do passado acreditarem que ali ficava guardada a alma.
Miastenia Gravis. De 30% a 65% das pessoas com timomas também têm miastenia gravis, que é a doença autoimune mais comum associada ao timoma. Nesta enfermidade, o sistema imunológico produz anticorpos que bloqueiam os sinais químicos que fazem os músculos se moverem, provocando fraqueza muscular severa.
O timo é composto por dois idênticos lóbulos envolvidos por uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado. Cada lóbulo tem uma parte periférica, a zona cortical ou córtex, e uma parte central, a zona medular ou medula. No córtex, há uma grande quantidade de linfócitos T em proliferação e maturação.
A molleja, ou timo de boi, é uma parte do boi comumente utilizada em asados (“churrasco”) na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. O timo é uma glândula, um órgão linfóide primário especializado do sistema imunológico, presente em todos os animais vertebrados com mandíbula, incluindo o ser humano.
– A glândula Timo concentra todas as nossas emoções – contou dona Maria. – Tem pessoas que não deixam eu encostar, de tanta dor que sentem. Seu nome em grego é Thymus e significa “energia vital”. Cresce quando estamos contentes e encolhe pela metade quando estamos tristes e estressados.
A cirurgia mais comum para os tumores de timo é a retirada completa do timo, denominada timectomia. Na maioria dos casos a cirurgia é realizada através de esternotomia mediana, uma incisão no meio do tórax, permitindo a remoção completa do órgão.
O baço é um pequeno órgão que está localizado na parte superior esquerda do abdômen e que é muito importante para filtrar o sangue e remover os glóbulos vermelhos lesionados, assim como produzir e armazenar células brancas para o sistema imune.
Os linfonodos (gânglios linfáticos) são pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nocivas. Eles contêm células do sistema imunológico que ajudam a combater infecções atacando e destruindo germes que são transportados pelo líquido linfático.
Quais os cuidados essenciais para manter o baço saudável?
Algumas doenças podem levar ao aumento do baço e o surgimento de dores, como a amiloidose, leucemia, linfoma, síndrome mieloproliferativas, cistos e tumores metastáticos, que são doenças caracterizadas por infiltração de células o que pode resultar no aumento desse órgão.
9h às 11h - Atenção ao baço e pâncreas - plante jambolão, pata de vaca, espinheira santa, salsa, malva e alecrim. 11h às 13h - O coração é o centro dos cuidados - são aliados o gengibre, a melissa, o cidrozinho, malva, sálvia e cânfora.
Na LMC, o nível de leucócitos é alto com aparecimento de leucócitos jovens. Sendo que há uma maior quantidade de elementos jovens em comparação com os mais velhos, chamado de desvio escalonado. Enquanto que na LLC, há um aumento de 40% dos linfócitos em comparação com o hemograma de uma pessoa saudável.