O elemento químico mercúrio (Hg) é um metal que ocorre naturalmente no estado líquido à temperatura ambiente podendo ser encontrado em reservas minerais de Cinábrio ou sulfeto de mercúrio (HgS), associado a hidrocarbonetos, no petróleo e no carvão, além de também ter origem no desgaste natural da crosta terrestre que ...
Consequências da contaminação: a inalação de altas concentrações de vapor de mercúrio metálico pode causar dano aos pulmões, e a inalação crônica proporciona distúrbios neurológicos, problemas de memória, erupções cutâneas e insuficiência renal.
A matéria não natural do meio ambiente pouco interage com a água, o que gera dificuldade da eliminação da mesma do organismo dos seres vivos. Logo, a bioacumulação é mais notada nos organismos consumidores, gerando perda da respiração e morte dos animais afetados.
Um termômetro de mercúrio contém uma quantidade pequena do metal, mas o contato direto com a substância pode causar desde sintomas leves, como coceira e vermelhidão na pele e nos olhos, até interferências graves no metabolismo celular, em caso de exposição prolongada.
Para limpar o chão, utilize pano úmido e água sanitária, lembrando-se de descartar o pano, a luva e o saco plástico após a limpeza. Não utilize, em hipótese alguma, aspirador de pó ou vassoura para recolher o mercúrio ou os pedaços do termômetro.
E que o mercúrio pode levar entre 2 e 12 meses para ser completamente eliminado do corpo, após a exclusão de peixes da dieta da mãe (Dórea et al., 2011).
No entanto, a sua presença pode causar graves danos à nossa saúde. O mercúrio é um metal tóxico, mesmo estando presente no meio em pequena quantidade, ele pode evaporar. Como ele possui uma elevada pressão de vapor (0,00112 mmHg a 20ºC), pode, então, ser absorvido pelo organismo humano através das vias respiratórias.
No solo, o mercúrio também causa o empobrecimento da fertilidade, chegando a inutilizar completamente uma região. Na água é ainda pior, já que as móleculas do metal rapidamente contaminam os rios e ocasionam na morte de espécies.
O mercúrio é um dos metais mais tóxicos da crosta terrestre, ocasionando em poluição ao meio ambiente afetando diretamente água, ar e solo implicando diretamente na saúde humana que ao ingerir ou inspirar o metal pode desenvolver toxidade nos rins, sistema nervoso e sistema cardiovascular.
Por determinação legal até 2020, o mercúrio deverá ser eliminado de baterias, pilhas, lâmpadas, cosméticos, pesticidas e outros materiais. Neste período as empresas deverão reduzir as emissões atmosféricas do metal estabelecendo metas de diminuição e fazendo planos para implantar medidas de adaptação.
Menos exposição
Como evitar o contato com Chumbo Uma outra dica muito importante para evitar a contaminação por chumbo é evitar usar a água da torneira logo após abrir a torneira, devendo-se deixar a água esfriar até seu ponto mais frio, antes de beber ou utilizar a água para cozinhar.
As formas de exposição ao mercúrio incluem o metal, seu vapor, sais, e composto orgânico com mercúrio. A maior parte da exposição é pela ingestão de peixe, por dano ao amálgama de obturações dentárias, ou pela exposição no local de trabalho.
O tratamento da intoxicação crônica, que é quando se tem exposição prolongada com o mercúrio, inclui:
Quando em excesso, o alumínio pode ser responsável por desencadear problemas mentais (demência, Alzheimer, etc.) e até autismo em bebês ainda no ventre da mãe. Além disso, podem causar fadiga crônica, dificuldade de concentração, depressão, ansiedade, insônia, tosse excessiva, entre outros.
O que se via naquela época eram alguns estudos isolados de investigação das doenças do trabalho, como aqueles realizados pelo médico e filósofo grego Hipócrates (460-375 a.c.), que em um de seus trabalhos descreveu um quadro de “intoxicação saturnina” em um mineiro (o saturnismo é o nome dado à intoxicação causada pelo ...
O saturnismo refere quando conduza acumula no corpo e causa problemas de saúde severos. O chumbo de acumulação é distribuído a e armazenado no cérebro, nos rins, no fígado, nos ossos e nos dentes. Mesmo muito as pequenas quantidades podem conduzir aos problemas e em quantidades muito altas, pode causar a morte.
Saturnismo é a intoxicação que ocorre em atividades ocupacionais com elevada exposição ao chumbo (Pb).