Como no errar no acesso venoso? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
11- Ao puncionar uma veia e vendo retorno de sangue, pare o avanço do cateter e diminua o ângulo! Isto é para evitar a perfuração da parede da veia novamente. Solte o torniquete em primeiro lugar. Diminua o seu ângulo de inserção à medida que avança o cateter um pouco mais.
Como puncionar uma veia difícil?
A punção no dorso da mão é recomendada para pacientes que possuem acesso venoso difícil nas outras veias. Já as punções nos membros inferiores, só podem ser realizadas com autorização médica.
Como puncionar veia de RN?
Consiste em acessar a corrente sanguínea com a introdução de um dispositivo em uma veia periférica do RN. A punção venosa com cateter sobre agulha é indicada para meios terapêuticos, como a administração de fluidos, eletrólitos, hemoderivados, nutrição parenteral e medicamentos além da finalidade diagnóstica.
Quais locais devemos evitar uma punção venosa?
Não devemos escolher lugares com terapia ou hidratação intravenosa, locais com cicatrizes ou queimadura, perto de onde foi realizado uma mastectomia, cateterismo ou qualquer outro procedimento cirúrgico, áreas com hematomas, abscessos, que já sofreram trombose (pouco flexíveis) e com múltiplas punções recentes.
Como saber a veia certa?
Use um torniquete Quanto mais sangue em uma veia, melhor é sua visualização. Porém o torniquete não deve ficar apertado a ponto de cortar a circulação. O ideal é que ele seja posicionado 10 cm acima da veia que será puncionada.
Como pegar veia de bebê?
O acesso vascular pode ser efetuado por punção percutânea ou por dissecção cirúrgica do vaso sanguíneo a ser cateterizado. Os vasos sanguíneos utilizados podem ser veias e artérias. Existe ainda o acesso intra-ósseo, utilizado em situações de emergência, quando não é possível a colocação de acessos habituas.
Quais as principais veias para punção no RN?
As punções devem ser iniciadas nas áreas distais dos membros superiores evitando-se as áreas de articulação. As veias de escolha para PVP em recém-nascidos são os vasos do arco dorsal, cefálica, basílica, veias epicranianas, jugular e veias dos membros superiores e inferiores(11).
Como fazer um bom acesso venoso?
Geralmente, é a maneira mais fácil e rápida de se obter um acesso venoso. Para realizá-lo é preciso fazer a punção de uma veia periférica superficial, principalmente no antebraço e dorso da mão. Nesse ponto, posiciona-se um cateter que está acoplado a um adaptador, cuja função é se conectar a seringas e equipos.