EQST

Qual O Significado Do Conceito De No Repdio De Um Exemplo?

Qual o significado do conceito de não repúdio de um exemplo?

O princípio da irretratabilidade, mais conhecido como princípio do não repúdio, garante a autenticidade de algum documento quando utilizado por determinadas ferramentas, como no caso do Certificado Digital, anteriormente citado. Ou seja, uma pessoa ou entidade não pode negar a autoria da informação fornecida.

Quando é que se ocorre o não repúdio?

se pode garantir o não repúdio quando houver autenticidade e integridade. Se dá quando há garantia de que o emissor não poderá se esquivar da autoria da mensagem (Irretratabilidade).

O que significa a garantia de não repúdio ou irrevogabilidade?

e) não repudio ou irrevogabilidade: este princípio existe para garantir que não seja possível negar uma ação. Garante que uma informação existente e autêntica, seja irrevogável, e que um indivíduo que realizou uma transação ou modificação, não possa negar sua autoria.

Quais são os 5 princípios da segurança da informação?

Esses são: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e irretratabilidade ou não repúdio.

O que é privacidade segurança da informação?

Segurança de dados e privacidade têm abordagens bastante diferentes para alcançar o objetivo principal. A segurança de dados está mais focada em proteger a informação de ataques cibernéticos e violações. Já a privacidade trabalha a parte de como essa informação é coletada, compartilhada e utilizada.

O que é assinatura digital e qual seu objetivo?

A assinatura digital é uma tecnologia utilizada para autenticar documentos eletrônicos, como arquivos em PDF, por exemplo. Ela utiliza as chaves criptográficas de um certificado digital para identificar os signatários, proteger as informações e conferir validade jurídica.

O que assegura que a informação não seja alterada indevidamente?

Integridade Esse pilar da segurança da informação prevê que nenhum dado deve ser modificado indevidamente. Isso quer dizer que a estrutura de TI precisa ser desenvolvida para evitar brechas que causem falhas na integridade de arquivos e documentos.

O que é propriedade da informação?

São propriedades básicas da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade. ... O conceito aplica-se a todos os aspectos de proteção de informações e dados.

Qual a diferença entre segurança da informação e proteção de dados?

Em outras palavras, mesmo que a empresa use SSL por exemplo, para garantir uma comunicação cifrada, use autenticação de dois fatores, etc., sua “proteção de dados” pode ser violada. Uma diferença entresegurança da informação” e “proteção de dados” é que a primeira é impessoal e a última é pessoal.

O que é privacidade e segurança na internet?

Assim, podemos entender que segurança e privacidade na internet são todos os cuidados que a empresa pode adotar para evitar os ataques dos cibercriminosos. ... Eles precisam aprender a lidar com a privacidade ao captar dados sobre os leitores para criar conteúdos exclusivos ou fazer propaganda.

Qual é a importância da assinatura digital?

Como o nome já explica, a assinatura digital tem a função de reproduzir a assinatura da pessoa em um documento eletrônico, de forma segura e veraz. Ela é uma chave digital privada, vinculada a um certificado digital, que assume a legalidade de uma assinatura comum, no papel.

O que deve conter na assinatura digital?

Para ser válida, a assinatura digital deve conter algumas informações muito importantes, como:
  1. Nome do signatário;
  2. QR Code;
  3. Número do hash do documento;
  4. Código para verificação;
  5. Carimbo de tempo com data e hora da assinatura do documento (em alguns casos).
18 de dez. de 2020

Qual é o princípio da segurança da informação responsável em garantir que as informações não sejam alteradas?

Autenticidade. Esse princípio da segurança da informação se refere à manutenção das condições iniciais dos dados de maneira autêntica. ... Portanto, as informações mantêm sua origem e não podem ser alteradas, exceto por pessoas autorizadas.

Quais os princípios básicos para garantir a segurança das informações?

Existem quatro princípios básicos de segurança da informação: Disponibili- dade, Integridade, Confidencialidade e Autenticidade. De acordo com o Princípio da Disponibilidade, a informação estará disponível sempre que for preciso.

O que é segurança da informação para que serve?

A segurança da informação é uma grande aliada de empresas, pois é responsável por evitar que qualquer pessoa distribua, de forma indevida, dados sobre vendas, margem de lucro, concorrentes, entre outras.

Quais os 4 pilares da segurança de informação?

Além dos famosos 3 pilares (“tripé” da segurança da informação ou confidencialidade, integridade e disponibilidade), abordagens recentes e a Norma Internacional de Segurança da Informação (ISO/IEC 27002) defendem a inclusão de mais princípios importantes – a autenticidade, a irretratabilidade (não repúdio) e a ...

Quais são os pilares da segurança da informação?

A empresa que não cumprir com os pilares da segurança da informação (confidencialidade, integridade e disponibilidade) pode sofrer uma série de penalidades.

O que é privacidade e segurança da informação?

A segurança da informação tem como responsabilidade proteger o negócio contra riscos e incidentes como vazamento de dados, ataques cibernéticos e indisponibilidade.. Enquanto isso, a gestão de privacidade busca atuar sobre como a informação é coletada, distribuída e utilizada dentro de uma organização.