Uma razão de chances maior do que 1 indica que a condição ou evento tem maior probabilidade de ocorrer no primeiro grupo. Finalmente, uma razão de chances menor do que 1 indica que a probabilidade é menor no primeiro grupo do que no segundo. A razão de chances precisa ser igual ou maior que zero.
A Raz˜ao de Chances (odds ratio) (RC)éa chance de doença (do evento “desenvolver a doença”) entre indivıduos expostos dividido pela chance de doença entre n˜ao-expostos. = 1/6 5 / 19 Page 6 Risco Relativo e Raz˜ao de Chances RR(RC) ≈ 1 ⇒ associaç ˜ao entre exposiç ˜ao e doença improvável de existir.
O risco relativo (RR) e a razão de prevalência (RP) são medidas de associação que visam mensurar a relação de um desfecho binário e variáveis de exposição em estudos com delineamento coorte e transversal, respectivamente.
Na calibração univariada clássica o objetivo é determinar a concentração de um único analito usando a resposta de um único “detector”, por exemplo a intensidade de absorção ou emissão em um único comprimento de onda, ou a área de um único pico cromatográfico.
Na “calibração multivariada” são feitas várias leituras de dados para cada amostra. Por exemplo, diferentes valores de absorção, na região UV/Vis, ou emissão de fluorescência, para cada amostra contendo uma substância com concentração conhecida.
A curva de calibração é uma relação funcional do sinal observado (y) dada uma certa quantidade de analito. ... A maioria das aplicações da curva de calibração é que na prática, temos interesse em predizer o valor de (X) dado uma observação(Y), para ilustrarmos o problema observe a seguinte aplicação.
O branco mede a resposta instrumental do procedimento analítico para impurezas ou espécies interferentes nos reagentes. Os brancos indicam a interferência de outras espécies na amostra e os traços de analito encontrados nos reagentes usados na preservação, preparação e análise.
Padrão externo: Amostra e padrão são injetados separadamente e a identificação do composto desejado é feita através da comparação de alguma característica, por exemplo, em cromatografia, tempo de retenção. Padrão interno: Adição de quantidade conhecida de elemento de referência nos padrões e na amostra.
A curva de calibração representa a relação entre a concentração do analito ou valor apropriado e o sinal. ... Quando várias séries são utilizadas para a obtenção da curva de calibração, deve-se conduzir a análise da resposta como função das concentrações e fazer uma análise de regressão para cada série individualmente.
Absorbância. Exprime a fração da energia luminosa que é absorvida por uma determinada espessura de um material. ... Quando a absorbância de uma solução aumenta, a transmitância diminui. Transmitância e absorbância tendem a ser grandezas complementares.
é a intensidade da luz antes que entre na amostra (intensidade da luz incidente)....Absorbância e transmitância.