Podemos dizer que: a) receita é a renda que a empresa obtém pelas vendas de mercadorias e produtos, pela prestação de serviços etc. ... b) custo é o gasto relativo à aquisição ou produção de um bem de venda ou de uso ou, ainda, o gasto diretamente relacionado com a prestação de determinado serviço.
Despesa, para a Contabilidade, é o gasto necessário para a obtenção de receita. As Despesas são gastos que não se identificam com o processo de transformação ou produção dos bens e produtos. As despesas estão relacionadas aos valores gastos com a estrutura administrativa e comercial da empresa.
Para ter uma contabilidade bem organizada e gastar de maneira eficiente, é preciso entender bem a diferença. A receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando.
Na contabilidade, receita é o dinheiro que uma empresa recebe das suas atividades comerciais normais. É quando aquela senhora com um vestido rosado chega na padaria e dá R$ 15,00 por uma fatia de um bolo com creme de chocolate e avelã.
A receita é referente à entrada de capital, futuro ou imediato. Já a despesa é o oposto, refere-se aos gastos operacionais de uma pessoa, empresa ou entidade pública. Ambos são temas centrais da contabilidade.
Sim, o CNPJ é importante para regulamentar parte das atividades perante as autoridades fiscais, como a Receita Federal. Com ele, você pode adquirir empréstimos com juros mais baixos, realizar financiamentos para compras de material e equipamentos e até conseguir mais funções na sua maquininha do PagSeguro.
Entre algumas desvantagens de ser um empreendedor individual estão: