O funcionamento do tensiômetro é simples. Após estar com- pletamente cheio de água e em solo saturado, nenhuma água passará pela cápsula e não haverá vácuo. À medida que o solo seca, a água sai do tensiômetro através da cápsula porosa, crian- do um vácuo no interior do tubo equivalente à tensão da água no solo.
A leitura do tensiômetro indica somente se a água do solo está retida com alta ou baixa energia (em solos secos a energia de retenção é alta e a água é pouco disponível para as plantas, em solos úmidos ocorre o inverso).
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
A capacidade de retenção de água é obtida pela determinação da massa dos solos na capacidade de campo, subtraída da massa de água remanescente, obtida após a secagem livre (natural) do solo.
O PMP é o teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo. Já a CC é a capacidade máxima do solo em reter água, acima da qual ocorrem perdas por percolação de água no perfil ou por escorrimento superficial.
Capacidade de campo ocorre quando todos os microporos do solo estão ocupados com água. Esta água é normalmente chamada de solução do solo, já que carrega com ela diversos nutrientes que antes estavam aderidos aos colóides do solo.
A determinação da capacidade de campo in situ, segundo Embrapa (1979), é realizada num tabuleiro de 1,0 m x 1,0 m, onde se aplica uma lâmina de água suficiente para saturar o perfil até a profundidade desejada.
RESUMO - A retenção da água no solo representa a capacidade de armazenamento de água que o solo possui, sendo baseada na relação entre a sucção e umidade volumétrica.
“Tensiômetro” significa literalmente “medição de tensão”. Para absorver a água do solo, a planta precisa superar a tensão de sucção do solo.
O tensiômetro é perfeito para medir o parâmetro exato da umidade existente em um solo que está sendo cultivado. O sistema prevê a curva de retenção do ambiente, fazendo isso em tempo real.
Há, basicamente, dois tipos de aparelhos com os quais você pode fazer isso: o esfigmomanômetro mecânico ou o esfigmomanômetro digital. Com o mecânico, você precisará da ajuda de outra pessoa para medir a pressão e se houver alguém em casa para isso, é a melhor opção.
Aparelho que serve para medir a tensão arterial. Grafia no Brasil: tensiômetro. Grafia no Brasil: tensiômetro. Grafia em Portugal: tensiómetro.
substantivo masculino [Medicina] Instrumento usado pelos médicos para ouvir os sons produzidos por certos órgãos do corpo. Etimologia (origem da palavra estetoscópio). Esteto + scópio.
Utilizado por médicos, enfermeiros e diversos profissionais da saúde. O estetoscópio é muito importante na hora de amplificar os sons que o corpo humano emite internamente que não é possível escutar pelo ouvido humano .
Girar para o lado correto. Quando estiver utilizando um estetoscópio Littmann, você precisa abrir (ou indicar) o lado que você deseja usar - campânula ou diafragma - girando o auscultador. Se o diafragma estiver aberto, a campânula estará fechada, evitando sons vindo através da campânula, e vice versa.
Um estetoscópio é um dispositivo usado geralmente por médicos, enfermeiros e outros profissionais médicos. Eles o utilizam predominantemente para realizar verificações nas funções cardíacas e pulmonares. Essas verificações são chamadas auscultas.
Olha, o estetoscópio é usado pra escutar sons vasculares, respiratórios, cardíacos e o trato digestório, ou seja, órgãos como o intestino.
O estetoscópio é um dos equipamentos médicos mais famosos e representativos da área médica. Ele funciona como um amplificador dos sons internos emitidos pelo corpo e é usado para o exame de ruídos vasculares (auscultação cardíaca) na região peitoral e respiratórios nas costas.
A haste conecta a tubulação do estetoscópio ao auscultador. ... Girar o auscultador de dois lados seleciona ou "indexa" qual diafragma está aberto para o caminho acústico.
O estetoscópio consegue transmitir os sons diretamente para os ouvidos, sem que eles se propaguem no ar. O aparelho funciona da seguinte maneira: no momento em que o médico encosta o auscultador no corpo do paciente, o som é amplificado e chega nas olivas através dos cabos.
É importante dizer que na hora de utilizar um estetoscópio duplo, é preciso configurar, indicar o lado que se deseja usar. Ou seja, deve-se escolher um dos dois módulos: campânula e diafragma. A escolha dos módulos é feita ao girar o auscultador.
Um teste interno na 3M mostrou que os sons do coração, ouvidos através do diafragma de um adulto, com um estetoscópio Littmann, eram mais de quatro vezes mais altos (20 dB), que os mesmos sons ouvidos através de uma marca diferente de estetoscópio. É como a diferença entre sussurrar e falar.
Marcas de estetoscópio que valem o investimento
Principais características do Classic III que o diferencia do Classic II: 1. Os dois lados do auscultador (adulto e pediátrico) possuem diafragmas; 2.
David Littmann, um professor da Escola de Medicina de Harvard, distinto cardiologista e reconhecido como autoridade internacional em Eletrocardiografia, patenteou um novo estetoscópio revolucionário, com muito melhor desempenho acústico.
René Laennec
Limpeza e cuidados
Modo de usar: Nos Estetoscópios Littmann® com auscultador de combinação tradicional, é necessário abrir o lado do auscultador que está sendo utilizado. Isto é efetuado segurando a base do auscultador em uma mão e rodando-o com a outra mão até sentir um clique no interior do mesmo.
Estetoscópio Littmann Cardiology O Littmann Cardiology é o melhor estetoscópio analógico da Littmann. Ele é indicado a médicos em geral, mas em especial a cardiologistas por conta da sua altíssima sensibilidade acústica. Alguns detalhes acompanhamento cardiológico necessitam da precisão deste aparelho.