EQST

Como Funciona O Processo De Licitaço Municipal?

Como funciona o processo de licitação municipal?

Um processo de licitação começa em uma fase interna, diante da necessidade da instituição de aquisição, venda, cessão, locação ou contratação de produtos ou serviços. Em seguida, os responsáveis devem publicar o edital com as regras da licitação para que todas as empresas aptas a concorrer possam tomar conhecimento.

Quais são as fases do processo licitatório?

Recapitulando, dentro do processo licitatório temos as seguintes fases:

  • Escolha da modalidade de licitação;
  • Elaboração do instrumento convocatório.
  • Habilitação;
  • Julgamento;
  • Homologação;
  • Adjudicação.

O que é orçamento estimado?

O Orçamento estimativo é um documento que permite calcular os custos referentes às obras de realização ou manutenção de um edifício (ou parte dele). ... O orçamento é elaborado pelo projetista de acordo com um projeto de referência e é utilizado tanto pelo cliente como pela construtora.

Para que serve uma estimativa?

A estimativa, como dito anteriormente, é uma previsão de quanto deverá custar a sua obra. ... Isto é, a estimativa serve de base para a tomada de decisões e para saber se a obra se encaixa com o seu orçamento atual, com o papel de informar ao investidor se o seu projeto é possível ou não.

O que é um orçamento preliminar?

Quando o anteprojeto e os projetos básicos do empreendimento já ficaram prontos, o orçamento preliminar pode ajudar a obter valores de custos mais precisos que a estimativa de custos. O orçamento preliminar é uma estimativa de custos aprimorada, que leva em consideração o levantamento de alguns quantitativos simples.

O que é orçamento Expedito?

Orçamento expedito: estimativa do preço global de uma obra ou serviço de engenharia obtido por meio da multiplicação do custo de uma unidade básica de construção (m, Km, m2 etc.)

O que é um orçamento paramétrico?

Podemos resumir o orçamento paramétrico como um tipo de orçamento simplificado para uma etapa específica do projeto. Então, estamos falando de um orçamento que usa índices, indicadores (incluindo históricos de obras já executadas) e estimativas para estudos de viabilidade.

O que é orçamento sintético e analítico?

Orçamento analítico: detalha o preço unitário dos diversos grupos. Mão de obra, material, empreitada, verbas e equipamentos. Sintética: mostra apenas o preço unitário e o preço total do serviço.

Qual a diferença entre orçamento desonerado e não desonerado?

Desonerado quando os custos de mão de obra não possuem encargos sociais referentes a contribuição de 20% de INSS sobre a folha de pagamento. Não desonerado: quando os custos de mão de obra possuem encargos sociais referentes a contribuição de 20% de INSS sobre a folha de pagamento.

Quais os graus de detalhe de orçamento?

» Orçamento preliminar - mais detalhado do que a estimativa de custos pressupõe o levantamento de quantidades e requer a pesquisa de preços dos principais insumos e serviços. Seu grau de incerteza é menor; » Orçamento analítico ou detalhado - elaborado com composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos.

O que é a tabela CUB?

Custo Unitário Básico da Construção Civil Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país.

O que é orçamento Executivo de obra?

O orçamento executivo abrange a elaboração dos elementos necessários para a execução das obras conforme preconiza a Lei Estadual e a Lei Federal 8666/93 e suas atualizações.