Medicamentos Os antidepressivos, antipsicóticos, imunossupressores e anti-hipertensivos também podem atrasar a menstruação.
A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o estresse em excesso, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas, podem levar ao atraso da menstruação.
É o caso de corticóides, quimioterapia, anti-hipertensivos, antidepressivos, antipsicóticos, etc. Alterações bruscas na composição de gordura do corpo alteram agudamente os níveis de estrogênio, podendo interferir na ovulação e, consequentemente, na data da menstruação.
Estresse, viagens, dietas, doenças e medicamentos (incluindo anticoncepcionais) também podem afetar a duração do seu ciclo, sintomas e a duração e intensidade da sua menstruação. Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.
Prednisona é um corticoide pode haver mudança no padrão da menstruação e alterações no ciclo menstrual. Consultar um médico e fazer um teste de gravidez também.
A prednisona e os corticoides em geral apresentam uma lista imensa de efeitos adversos possíveis, que variam desde problemas estéticos até o desenvolvimento de diabetes mellitus e infecções graves. Quanto maior for a dose e o tempo de tratamento, mais comuns e mais intensos tornam-se os efeitos colaterais.
Olá! O uso da prednisolona pode levar uma pessoa a ter insônia. Contudo, cabe refletir se esse estado perdura com o fim da medicação. Após alguns dias, a insônia deveria desaparecer.