Por exemplo, acordar que a pessoa responsável pela pensão, compre todas as roupas que o menor precisar, ou então pague a mensalidade da escola. Além disso, será determinado um valor para que o genitor que tenha a residência fixa do menor possa arcar com as demais necessidades deste.
para requerer a pensão alimentícia é necessário procurar um advogado (a) para ingressar com uma ação judicial. OBS: se as partes estiverem de acordo em relação à pensão e os valores, deve-se procurar um advogado para requerer ao juiz a homologação de acordo.
Uma revisão, em média, custa R$ 1.
O juiz calcula a pensão alimentícia de acordo com o binômio 1) possibilidade do genitor (alimentante) e 2) necessidade do filho (alimentando). A 'necessidade' é denominada pelo suficiente para suprir as necessidades básicas do indivíduo, tais como verba necessária para comer, morar, vestir, estudar, curar, etc.
Tem-se a pensão de alimentos como um valor pago a uma determinada pessoa que tem o objetivo de suprir as suas necessidades básicas de sobrevivência como alimentação, saúde, vestuário, educação, lazer e moradia.