Provavelmente através da presença do império romano em Magrebe de 300 a.C. a 200 a.C., na época conhecida como África menor (contempla Argélia, Tunísia e Marrocos), os preparos culinários com trigo foram crescendo na região e, assim, foi se desenvolvendo a receita de cuscuz que ficou famosa no mundo todo.
De acordo com o pesquisador Luís da Câmara Cascudo, quem trouxe o cuscuz para o Brasil foram os portugueses, no início da colonização. Porém africanos, árabes e mouros já comiam cuscuz havia muitos e muitos anos. A base do cuscuz é uma mistura feita de algum tipo de farinha com água (ou leite).
O legado africano na culinária brasileira não se deu apenas através dos países da África subsaariana. O cuscuz, prato típico do norte da África, teve sua introdução no cardápio brasileiro através dos colonizadores portugueses, e até hoje constitui um alimento básico, principalmente no Nordeste do Brasil.
O cuscuz-paulista é um prato da culinária brasileira criado a partir do cuscuz berbere que foi modificado com influências indígena e de imigrantes europeus, nomeadamente portugueses, espanhóis e italianos. Seu ingrediente principal é a farinha de milho.
O cuscuz paulista é uma receita tradicional do estado de São Paulo.
Figura 1 – Cuscuzeira-padrão. O produto divide-se em três partes: tampa (com pega superior); corpo da estrutura (com duas alças laterais); e bandeja interna para acondicionar o alimento (de onde parte uma haste perpendicular).
Cuscuzeiro – Wikipédia, a enciclopédia livre.
* Ralo vaporizador é o nome daquela peneira que tem na cuscuzeira./span>
O seu funcionamento é bastante simples: você completa um dos reservatórios com água e o outro com a farinha de milho misturada previamente com Tempero SAZÓN® Sabor do Nordeste e sal. Ao levá-la ao fogo, a água começará a ferver e o vapor formado será direcionado ao compartimento da farinha./span>
Antes de utilizar o produto, remover as eventuais etiquetas e lavar com água quente e detergente. Use uma fonte de calor brando para evitar que o alimento grude no fundo da caçarola. O fundo triplo distribui uniformemente o calor, não sendo necessário o fogo alto. E, além disso, você economiza energia.
Assim que ferver, desligue o fogo e aguarde em torno de 10 minutos. Pronto, agora é só retirar o cuscuz e desenformar (se notar que grudou um pouquinho nas laterais, você pode usar uma faquinha ou uma espátula para desgrudar)./span>
A cuscuzeira da linha Turim, da Tramontina, é atualmente a melhor opção do mercado para amantes de cuscuz. Este modelo apresenta praticamente todos os diferenciais que você pode encontrar: tampa de vidro, tela perfurada removível, alças com resistência a calor e até revestimento antiaderente!
Comece misturando a massa de cuscuz ao sal, depois regue aos poucos a massa de cuscuz com a água ou caldo de legumes ou carne, até ficar todo molhado, mas não deixe encharcar demais. Para saber se você colocou água suficiente no cuscuz, aperte a massa e veja se a massa fica unida sem escorrer água entre os dedos.
Modo de Preparo Em um recipiente de plástico ou de vidro, que vá ao microondas, coloque o cuscuz as poucos. Coloque um prato raso em cima da vasilha, como se fosse uma tampa. Leve ao microondas por 3 minutos. Com um pano retire do microondas e vire a vasilha no prato como um bolo.
Cubra com papel-alumínio e coloque no forno. Ela levará 20 minutos para esquentar, mas verifique depois de quinze. O papel-alumínio prende a umidade, retardando o ressecamento.
Vá mexendo, adicionando água aos poucos, até conseguir o ponto. Está aí o grande segredo do bom cuscuz. ... Prefiro comer o cuscuz na hora em que foi cozido, por isso faço em pouca quantidade. Mas se quiser requentar, não vou te execrar./span>
O milho pode ser congelado na espiga ou em grãos. ... Retire a bandeja do freezer, embale os grãos em sacos de plástico e leve novamente ao congelador.
É possível congelar o creme de leite? “Sim. Mas o produto final, depois de descongelado, não será o mesmo. ... Como tem bastante gordura, o creme de leite pode absorver aromas e sabores dos alimentos que estiverem por perto no freezer e carregá-los para os pratos que forem feitos com ele./span>